Brasília sedia I Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade

Por: GIFE| Notícias| 23/05/2008

O I Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, criado para estabelecer diálogo entre representantes dos três setores – governo, empresas privadas e sociedade -, pretende promover e democratizar a discussão e o entendimento sobre sustentabilidade e o papel educativo da comunicação na inserção social dos negócios e promoção do bem-comum.

“”A busca por soluções mais eficazes para os desafios relacionados à sustentabilidade econômica, social e ambiental, tornou-se essencial na agenda das empresas e do planeta. Resultado disto, o conceito de sustentabilidade pressupõe uma relação sistêmica e equilibrada entre esses aspectos e prevê a revisão compartilhada de valores básicos, por meio dos quais a conduta de todos os indivíduos, organizações, governos e instituições, serão guiadas e avaliadas””, explica a diretora da Atitude Brasil, realizadora do fórum, Martha Rocha..

Segundo ainda a executiva, o futuro dos negócios e, portanto, das organizações, está atrelado à necessidade da mudança da cultura das empresas e dos processos, com o desafio de alinhar seus discursos às práticas dos negócios. Assim, a discussão estará fundamentada nos preceitos da Carta da Terra: Respeitar e Cuidar da Comunidade da Vida; Integridade Ecológica; Democracia, Não Violência e Paz; e Justiça Social e Econômica.

O Fórum conta com a colaboração de um grupo de conselheiros com experiência em sustentabilidade, comunicação e desenvolvimento, como Aser Cortines, Paulo Nassar, Mário Sérgio Cortella, Ricardo Kotscho, Ricardo Carvalho, Hamilton Faria, Mariana Kotscho, Florestan Fernandes, Carlos Alberto Ricardo e Danilo Miranda.

Em formato de talk show, o debate contará com a participação efetiva dos 450 convidados e três mil estudantes universitários provenientes de diversas instituições do País – que acompanharão o Fórum, em Brasília, por meio de videoconferência -, com a interação mediada por jornalistas e profissionais de comunicação. Outros milhares de estudantes terão a oportunidade de acompanhar os debates on-line, nos centros universitários.

Está confirmada dos Prêmio Nobel da Paz, Mohammad Yunus (2006) – que já confirmou encontro com o presidente Lula -, fundador do Grammeen Bank, o banco dos pobres; e Rajendra Pachauri (2007), economista e presidente do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) desde 2002 – que vem pela primeira vez ao Brasil.

Também participarão das mesas de palestras o ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi; o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) Luciano Coutinho; o especialista em treinamento de executivos e fundador da Amana-Key, organização que se propõe estar na vanguarda do processo de criação de “”produtos de conhecimento””, Oscar Motomura; a missionária oficial da tradição Soto Shu – Zen Budismo, com sede no Japão, Monja Coen; a filósofa e doutora em educação, Terezinha Azerêdo Rios. Além destes, foram convidados a ministra do Meio Ambiente Marina Silva e o ministro da Educação Fernando Haddad.

Com realização da Atitude Brasil, o evento conta com o apoio de diversos ministérios,dentre eles o dos Direitos Humanos; da Fundação Roberto Marinho, do Instituto Socioambiental (ISA) e da AIESEC – organização internacional cujo objetivo é desenvolver o potencial dos estudantes do mundo em benefício da sociedade; além da TV Globo, TV Cultura, Canal Futura, TV Pública e Revista Brasileiros.

Interessados podemse inscrever para participar do I Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, que acontecerá nos dias 11 e 12 de junho, das 9h às 18h30, no Hotel Brasília Alvorada (antigo Blue Tree) -em Brasília (DF). A participação é gratuita e o cadastramento pode ser realizado no site oficial do evento www.comunicacaoesustentabilidade.com.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional