BrazilFoundation mobiliza recursos brasileiros nos Estados Unidosa

Por: GIFE| Notícias| 10/12/2001

Criada em janeiro de 2001 nos Estados Unidos, a BrazilFoundation é uma organização não-governamental que mobiliza empresas e profissionais brasileiros e estrangeiros interessados em contribuir  com a melhoria das condições sociais no Brasil. A presidente da entidade, Leona Forman, fala sobre a iniciativa.

redeGIFE – Como e quando surgiu a idéia de criar a BrazilFoundation?
Leona Forman – Ao completar 60 anos, em novembro de 2000, fui aposentada pela ONU, após 20 anos de trabalho. A idéia de criar a fundação surgiu do desejo de retribuir ao Brasil as oportunidades que me deu ao receber minha família russa imigrante da China, na década  de 50.

redeGIFE – Quais são os objetivos e as atividades da Fundação?
Leona – A BrazilFoundation tem o objetivo de incentivar a ação filantrópica brasileira no exterior, canalizando recursos e talentos para projetos que valorizem educação, saúde, direitos humanos, cidadania e cultura das comunidades menos favorecidas. A entidade oferece incentivos fiscais aos doadores que pagam imposto nos Estados Unidos, com base na Lei de Imposto de Renda americana. Também atuamos como força catalisadora entre a crescente comunidade de doadores no exterior e as lideranças de projetos selecionados no Brasil. Podemos, ainda, servir de canal para doadores que desejem apoiar projetos específicos dentro das áreas de atuação em que trabalhamos.

redeGIFE – Como é feita a seleção de projetos brasileiros beneficiados pela Fundação?
Leona – A Brazil Foundation direciona recursos para projetos de organizações sem fins lucrativos ou afiliação política que destaquem-se por seu caráter transformador e possam servir de modelo para outros programas sociais no Brasil. Avaliamos propostas apresentadas por organizações sociais de todas as regiões do país. Pretendemos que, com o apoio técnico e financeiro da BrazilFoundation, as entidades beneficiadas podem maximizar seu impacto no resgate social. Os projetos são analisados em nossos escritório no Brasil, por técnicos especializados em cada área e recomendados para seleção final nos EUA.

redeGIFE – Existem iniciativas semelhantes a esta nos Estados Unidos ou em outros países?
Leona – Em relação ao Brasil, esta é uma iniciativa original. Outros grupos nacionais na diáspora apóiam seus países, em formas diversas.

redeGIFE – Quantos projetos já foram beneficiados desde a sua criação? Quais são as expectativas para 2002?
Leona – Nascemos em 2001 e este foi um ano de organização interna e fortalecimento, o que nos permite entrar em  2002 com grandes expectativas. Inicialmente pretendemos apoiar três diferentes projetos, ampliando nossa atuação durante o ano. Os projetos estão em fase de análise, mas um será na área de educação, um na de saúde e o outro provavelmente em cidadania oudireitos humanos.

redeGIFE – Iniciativas como esta fazem com que imigrantes brasileiros ganhem olhar diferenciado sobre a situação social brasileira?
Leona – Acho que todo brasileiro no exterior deseja contribuir para o desenvolvimento social do Brasil. Ao perceberem na BrazilFoundation um canal confiável para participar de projetos que visem à melhoria dos problemas sociais do país, reconhecem essa oportunidade.

redeGIFE – Como as pessoas podem participar?
Leona – De várias maneiras, tanto aqui como nos Estados Unidos, com doações individuais ou empresariais, com trabalho voluntário na divulgação, organização de eventos, através de capacidades específicas na área administrativas e nas áreas em que a BrazilFoundation atua: educação, saúde pública, direitos humanos, cidadania e cultura.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional