BRQ se associa à Rede GIFE

Por: GIFE| Notícias| 28/11/2008

A carioca BRQ Soluções em Informática S.A, que atua no mercado de informática desde 1993 na prestação de serviços de TI, é o mais nova associado à Rede GIFE. A decisão foi anunciada na semana passada pelo Conselho de Governança.

Em 2005, além de doações de equipamentos (computadores), a empresa iniciou algumas práticas de ações sociais em campanhas do agasalho, dia das crianças e campanha de natal em instituições e comunidades de Mangaratiba (RJ), Hortolândia (SP) e Curitiba (PR).Desde então a BRQ tem multiplicado suas ações nas áreas de Responsabilidade Social e Investimento Social, visando uma relação ética e transparente com os diversos públicos da empresa e criando programas com foco no desenvolvimento sustentável das comunidades beneficiadas.

Em 2007, foi nomeado um gerente de Responsabilidade Social, e criado o Comitê de Responsabilidade Social, composto pelos diretores da empresa, com o comprometimento de dar continuidade nas políticas de RS e ISP.

Entre as iniciativas da área de responsabilidade social, foi criado o Centro de Tecnologia em Mangaratiba, com equipamentos de última geração, para a capacitação de jovens para o mercado de trabalho; formalizado a parceria com a IBM Brasil no programa mundial WCG (www.worldcommunitygrid.org) que utiliza a capacidade ociosa dos computadores em pesquisas científicas relacionadas à saúde e a questões biológicas e ambientais; a doação de equipamentos de informática para instituições de baixa renda; a parceria com o Comitê para Democratização da Informática (CDI), em que o diretor de informática da BRQ, José Carlos Magno, atua como membro do Conselho de Tecnologia; e o incentivo ao voluntariado dos funcionários.

A empresa, que já é associada ao Instituto Ethos, também tem ações internas na conscientização do consumo de água, luz, uso de papel e copo plástico e, adota princípios éticos no relacionamento com fornecedores, clientes, colaboradores, comunidades. Sempre adotou estratégia de transparência em suas atitudes na relação com o seu público interno e externo, assim como sempre cumpriu seus compromissos de acordo com a legislação vigente.

Desde da sua criação, a BRQ adota política de qualificação do quadro de colaboradores incentivando-os a se capacitarem e melhorarem o nível técnico pagando as suas certificações.

Projetos

Com sua expertise, a BRQ desenvolve propostas similares no Rio de Janeiro e Paraná: os projetos Forsofts Mangaratiba e Curitiba. Neles, por meio de parceria com organizações regionais (OSCIP Oxigênio, no Rio, e Instituto HSBC e a Universidade Positivo, no Paraná), capacita alunos do ensino médio em linguagem de programação de computador e desenvolver habilidades nesses jovens de forma que tenham oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.

Os trabalhos são acompanhados por instrutores conhecedores das linguagens de programação. A turma está em fase de estágio não remunerado e alguns alunos serão absorvidos para trabalhar nos escritório.

Por outro lado, a empresa também aplicou o programa Desenvolvimento de Políticas e Procedimentos Necessários à Implantação do Plano para Atendimento da OHSA 18001. trata-se de uma iniciativa para a promoção da Saúde Ocupacional e Segurança Ambiental no ambiente de trabalho.

Voltado a colaboradores e comunidade das cidades em que a empresa está sediada, a iniciativa identificar e minimiza os riscos inerentes às suas atividades, para evitar doenças ocupacionais. Além disso, tem como foco implantar programa dos mais diversos temas: ergonomia, postura, coleta seletiva; higiene ambiental, condições sanitárias, onforto no ambiente de trabalho, tratamento de ruído, da água, iluminação das áreas, do ar, temperatura e resíduos.

Saiba mais sobre a BRQ no site: http://www.brq.com.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional