1° Fórum de Desenvolvimento Econômico Periférico da Fundação Tide Setubal
A proposta do encontro é refletir sobre economias periféricas, compartilhando nossa experiência e somando novas reflexões, em troca com as pessoas convidadas.
O Programa Nova Economia e Desenvolvimento Territorial, responsável por ações de ativação econômica no Jardim Lapena, zona leste de São Paulo, e por sistematizar aprendizados nesta área, tem por objetivo estratégico pensar as economias periféricas e propor alternativas de combate às desigualdades econômicas e territoriais, sempre a partir de nossa experiência concreta e de nossos parceiros e parceiras.
São 20 anos de atuação neste território e de convívio com as periferias brasileiras, vivenciando erros, acertos e muito acúmulo de reflexões para colocarmos em debate. Será também uma oportunidade para refletirmos sobre algumas perguntas que nos parecem de grande complexidade atualmente, partindo da ideia de que a pauta da inclusão produtiva é territorial:
- Quais as características da atividade econômica em uma periferia?
- Como é possível criar processos de geração de renda que favoreçam um território de forma estrutural?
- No sentido econômico, por que existem periferias?
Convidamos organizações e pessoas das mais diversas áreas de atuação e vivências: movimentos sociais, servidores públicos, empreendedoras(es), investimento social privado e universidades.
SERVIÇO
6 e 7 de agosto
Sede da Fundação Tide Setubal (rua Jerônimo da Veiga, 164 – 13° andar -, Itaim Bibi, São Paulo)