Mês da Filantropia Negra – Como a sua prática de doação pode estar promovendo o racismo? Reflexões sobre a decolonização da filantropia como conhecemos
Mês da Filantropia Negra
Movimento por uma Cultura de Doação (MCD) – GT Antirracista
Uma reflexão urgente…
Já parou para pensar se sua prática de doação, pessoal ou institucional, promove o racismo? Para quantas organizações negras você já doou? Quantas lideranças negras você já fortaleceu por meio da sua doação?
Estes são alguns dos questionamentos que precisamos nos fazer enquanto doadores e que serão debatidos neste encontro online que tem como objetivo refletir sobre a decolonização da filantropia como a conhecemos.
Convidados:
– Aline Odara, idealizadora do 1º Fundo Filantrópico de Mulheres Negras do BR, Fellow @Giving Tuesday
– Gelson Henrique, Coordenador Executivo da Iniciativa PIPA, Cientista Social, Mestrando do PPFH/UERJ
Sobre o GT Antirracista:
O Grupo de Trabalho Antirracista do MCD se dedica a trocas de experiência e formulação de propostas que estimulem o debate sobre a equidade racial na promoção da Cultura de Doação e da Filantropia no Brasil. O grupo é formado por membros voluntários do Movimento por uma Cultura de Doação.
Para saber mais, contate-nos via [email protected]
Sobre o Mês da Filantropia Negra (Black Philanthropy Month):
Movimento iniciado nos EUA em 2011, fundado pela Dra. Jacqueline Copeland (The WISE Fund), com o objetivo de investir em ações concretas para a inclusão social de pessoas negras.
O evento mobiliza cerca de 17 milhões de pessoas em iniciativas ao redor do mundo, em mais de 40 países. Nas edições de 2020 e 2021, contou com mais de 1.500 participantes de 30 países ao longo de todo o mês, além do engajamento de mais de 1 milhão de pessoas via mídias sociais.
Para saber mais, acesse blackphilanthropymonth.com