Campanha do Instituto Akatu identifica caminhos para o consumo consciente
Por: GIFE| Notícias| 13/10/2014O Consumo Consciente é comemorado no dia 15 de outubro. A data, instituída pelo Ministério do Meio Ambiente, foi criada com o objetivo de chamar a atenção da população para os problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos causados pelos atuais padrões de produção e consumo excessivos e insustentáveis.
Para lembrar a data, durante todo o mês de outubro, o Instituto Akatu realizará a campanha #SigaOs10Caminhos nas redes sociais. Com essa iniciativa a organização pretende mobilizar consumidores, empresas e governos em torno do tema, além de estimular as pessoas a buscarem estilos de vida mais sustentáveis.
A campanha foi criada a partir dos dez caminhos para a produção e o consumo conscientes, identificados pelo Akatu. Assim, a ideia da #SigaOs10Caminhos é estimular que as pessoas incorporem essas ações no seu dia a dia e compartilhem essas experiências nas redes sociais.
“Ao conhecer e valorizar os 10 Caminhos, cada um de nós, nos nossos diversos papéis sociais, fortalece a construção de uma sociedade mais sustentável – seja ao fazer compras no supermercado ou no modo de operar o próprio negócio. Ao optar por esses caminhos, cada um pode fazer a sociedade do bem-estar acontecer a partir de agora”, afirma Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu.
Os 10 Caminhos para a Produção e o Consumo Conscientes apontados pelo Akatu são: o durável mais que o descartável; a produção local mais que a global; o compartilhado mais do que o individual; o aproveitamento integral e não o desperdício; o saudável nos produtos e na forma de viver e não o prejudicial; o virtual mais que o material; a suficiência e não o excesso; a experiência e a emoção mais do que o tangível; a cooperação para a sustentabilidade mais do que a competição; e, por último, a publicidade não voltada a provocar o consumismo.
Mais informações sobre cada um dos caminhos e dicas de como aplicá-los no cotidiano podem ser acessadas no site do Instituto Akatu.