Campanha global pela transparência classifica organizações que financiam projetos de ação humanitária

Por: GIFE| Notícias| 15/10/2012

A organização internacional Publish What You Fund (algo como “divulgue o que você financia”), líder na questão de transparência no âmbito da ajuda humanitária internacional, lançou seu relatório anual. O documento classifica 72 instituições, que incluem desde os tradicionais doadores multilaterais e bilaterais até fundações privadas de financiamento climático e organizações financeiras de desenvolvimento, por meio de 43 indicadores diferentes.

Publish What You Fund é uma campanha global pela transparência, defensora do aumento significativo da disponibilidade e do acesso a informações que sejam comparáveis, atualizadas e compreensíveis.

Neste ano, destacou-se o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) entre os dez melhores no universo de 72 organizações avaliadas no Índice de Transparência 2012. O PNUD, agência-líder da ONU para o desenvolvimento, é signatária original da Iniciativa Internacional pela Transparência (do inglês International Aid Transparency Initiative – IATI).

Atualmente, o PNUD publica informações online de projetos de mais de 100 escritórios espalhados pelo mundo e também divulga em tempo real relatórios financeiros dos fundos que administra. No mais recente relatório global de prestação de contas lançado pelo grupo independente One Word Trust, o PNUD ganhou o prêmio de melhor accountability entre 30 organizações pesquisadas.

Conheça as organizações bem avaliadas
http://www.publishwhatyoufund.org/index/2012-index/ .

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional