Campanha Verão Limpo

Por: GIFE| Notícias| 07/12/2004

Nome da organização: Instituto Unibanco
Qual a missão da organização? Atuar preferencialmente junto a comunidades carentes no desenvolvimento e implementação de projetos educacionais inovadores e multiplicáveis, que facilitem a inserção de adolescentes e jovens adultos no mercado de trabalho e na promoção de uma cultura de preservação ambiental.
Qual(is) a(s) área(s) temática(s) da organização? Educação formal, capacitação de educadores, educação profissionalizante, formação para o mercado de trabalho, empreendedorismo e educação ambiental.
Qual(is) o(s) principal(is) público(s)-alvo da organização? Preferencialmente adolescentes, jovens e jovens adultos.

IDENTIFICAÇÃO DO CASO DE PARCERIA

Caso de parceria: Campanha Verão Limpo
Data do início da parceria (mês e ano): Janeiro de 1999
A parceria está: Concluída

DADOS DO CASO DE PARCERIA

Resumo da parceria:

O Instituto Unibanco apóia desde 1991 iniciativas ambientais em todo o Brasil, por meio de seu programa Unibanco Ecologia, agora reconfigurado e voltado para a Educação Ambiental. Em 1999, criou um projeto que se tornou referência nas comunidades onde atua: as Campanhas de Verão, que a cada ano percorrem cidades à beira-mar a fim de conscientizar a população – especialmente crianças e adolescentes – sobre a necessidade da preservação da natureza. Em uma sala de aula sem paredes e com vista para o mar, educadores de várias disciplinas e funcionários voluntários do Unibanco ministram lições de respeito à natureza, preservação do meio ambiente e consumo consciente, em meio a brincadeiras.

Em média, as campanhas duram 30 dias, distribuídos nos meses de janeiro e fevereiro, e são realizadas geralmente de terças-feiras a domingos, no período da manhã, quando há maior concentração de crianças.

A cada ano, uma ou mais cidades são escolhidas para sediar a campanha e, a partir daí, contata-se o poder público para desenvolvimento das atividades. Governo e Prefeitura autorizam o uso de espaço e seus técnicos acompanham as atividades. Além disso, busca-se ONGs locais para estabelecer parcerias, por meio de prestação de serviços (as ONGs são responsáveis pela adaptação do projeto à realidade local). As cidades contempladas pelo projeto desde 1999 foram Fortaleza, Recife, Vitória, Rio de Janeiro, Ilha Bela, São Sebastião e Florianópolis.

A ação consiste em instalar tendas nas praias que se tornam o núcleo do projeto e se transformam em palco de brincadeiras e discussões durante cinco horas ao dia. Todas as atividades são desenvolvidas por monitores (educadores, artistas e biólogos), além de voluntários do Unibanco.

A metodologia utilizada é a realização de diferentes atividades lúdicas regionais planejadas por profissionais de uma ONG local juntamente com a equipe do Programa de Educação Ambiental do Instituto Unibanco. Durante cinco horas, os monitores promovem brincadeiras em meio a pequenas palestras de educação ambiental. A maioria do público atendido são crianças entre 6 e 10 anos de idade, em média 60 por dia.

A meta é aumentar a cada ano o número de beneficiados (20%), em função do trabalho de divulgação do projeto junto às escolas públicas da região e a adesão dos voluntários da rede de agências do Unibanco. Além disso, estima-se ampliar também a quantidade de material reciclável coletado (em 2004, por exemplo, foi coletada 1 tonelada de material).

Quais os principais resultados já alcançados pela parceria?

Em 6 anos, estima-se que 30 mil pessoas, entre crianças, adolescentes, pais, educadores, comunidade interna do Unibanco e imprensa foram beneficiados com o projeto. Em relação ao material reciclável coletado, calcula-se que mais de 10 t foram recolhidas nos seis anos de campanha.

A parceria possui instrumentos de avaliação?

São feitas análises quantitativas (controle de nº de participantes das atividades e quantidade de material reciclável arrecadada).

Quais as três principais dificuldades enfrentadas pela parceria e como elas foram superadas?

Adaptação regional de cada projeto. Devido às diferenças culturais de cada região, a adaptação do projeto e das equipes a cada cidade visitada foi uma das maiores dificuldades, tanto pela coordenação dos voluntários como pelas atividades desenvolvidas com as crianças. Para solucionar este problema, foram feitas parceiras com ONGs locais. Em cada uma das cidades visitadas, foi escolhida uma ONG local conhecedora das características regionais. Além disso, os voluntários do Unibanco que participaram eram das respectivas regiões trabalhadas.

Negociação com órgãos públicos. O projeto é sempre apresentado com antecedência para que haja tempo hábil para avaliação técnica e aprovação dos órgãos competentes.

Escolha do local. Como a tenda é fixa e o local é aprovado pela Prefeitura, a escolha certa é essencial pois não há como deslocar o projeto para outro local. Em cidades com muitas praias (por exemplo, Florianópolis) a escolha exige pesquisa de campo para que o local seja de fácil acesso, que tenha visibilidade, que seja freqüentado por crianças, que a ONG parceira tenha visibilidade e credibilidade.

Em seu entendimento, quais são as principais lições aprendidas na parceria que podem ser compartilhadas com os demais investidores sociais privados?

Os especialistas comparam o trabalho da educação ambiental com a tentativa de secar um cubo de gelo. Ou seja, é interminável. E é justamente por esse esforço contínuo que as Campanhas de Verão servem como importantes apoios para trabalhos desenvolvidos por escolas, ONGs e órgãos públicos. Assim, durante o período das férias escolares, conceitos antes aprendidos nas salas de aula permanecem no repertório das crianças. Mas desta vez, são discutidos à beira mar, em uma situação prazerosa e propícia ao aprendizado.

Ainda seguindo o pensamento ecológico, a campanha aplica o conceito de que “”só aprende quem ama, e só ama quem conhece””. Assim, o Instituto Unibanco acredita que, ao levar conhecimento às crianças, em um país tão carente de informação, cumpre seu papel de organização social. Das brincadeiras às palestras educacionais, as Campanhas de Verão encantam crianças, pais e educadores, ao mesclar diversão, música e arte com lições de educação.

Além disso, as campanhas são iniciativas que sensibilizam crianças e seus pais de uma forma democrática, beneficiando a comunidade como um todo. Afinal, a tenda instalada nas praias é aberta a qualquer criança, turista ou morador da cidade visitada.

Para o Instituto Unibanco, as atividades lúdicas do projeto conseguem transmitir conhecimento, por meio de conceitos importantes de educação ambiental de tal forma que o aprendizado não se torna mais uma lição que deve ser decorada, e sim cultivada por toda a vida.

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