Campinas faz sua 1ª Semana do Bebê
Por: Fundação FEAC| Notícias| 30/10/2023Foto: Freepik
Como diz um antigo provérbio africano: “É preciso uma aldeia para criar uma criança”. Isso significa dizer que o bem-estar e desenvolvimento dos pequenos é responsabilidade não apenas da família, mas de toda a sociedade. A 1ª Semana do Bebê de Campinas, que ocorre entre os dias 16 e 21 de outubro, é resultado dessa construção coletiva, voltada a assegurar os direitos da primeira infância.
O evento foi organizado como um plano piloto em Jardim São Marcos e Nova Aparecida, bairros em situação de maior vulnerabilidade social na região norte do município. Um grupo de trabalho (GT) foi formado com representantes das secretarias de Saúde, da Educação, da Assistência Social, por meio dos Centros de Saúde, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Organizações da Sociedade Civil (OSC), setor privado e equipamentos sociais dos territórios.
“A Semana do Bebê já é uma estratégia de mobilização social bem-sucedida no Brasil, que busca assegurar a atenção adequada às crianças de até 6 anos, tornando seu desenvolvimento uma prioridade nos municípios. E é uma iniciativa inédita em Campinas”, explica a pedagoga Stelle Dáphine Goso, coordenadora do Programa Infância em Foco, que é parceiro na realização da Semana, com o Instituto Arcor Brasil e o Plano da Primeira Infância Campineira (PIC).
“Vamos escutar as crianças, fortalecer a base social e construir uma cidade amigável para a infância”, convida Thiago Ferrari, coordenador do Programa Primeira Infância Campineira (PIC), um dos realizadores da semana. Ele conta que a Semana do Bebê é uma cocriação da FEAC, PIC e Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação. “A proposta é que seja uma política intersetorial, realizada coletivamente com a atuação de profissionais dos centros de saúde, escolas, OSC, Cras e lideranças comunitárias”,
Por uma cidade amiga das crianças
O PIC foi criado em 2019 para fomentar a cultura de proteção integral à primeira infância na sociedade como um todo. A Fundação FEAC, que é parceira do PIC, é uma das instituições engajadas na mobilização e articulação da atividade, além de ofertar apoio financeiro.
“A FEAC apoia a realização de projetos que visam garantir melhores condições de vida e desenvolvimento para a primeira infância no município”, afirma Stelle, frisando a importância de se construir ações que envolvam toda a sociedade. “As ações realizadas de modo multissetorial e integrado, com ampla participação, são imprescindíveis para se alcançar a efetiva implementação dos direitos da criança”, reforça Stelle, que atua na defesa dos direitos das crianças e da promoção do pleno desenvolvimento infantil, com foco na criança em situação de vulnerabilidade.
E é bem esse o objetivo da Semana. A programação (confira no site) vai promover discussões intersetoriais sobre temas importantes, como aleitamento materno, nutrição, parentalidade, gravidez na adolescência, educação infantil de qualidade, formação de vínculo e estimulação do bebê. Tudo isso por meio de palestras, oficinas, estandes de atendimento, atividades lúdicas e culturais.
Quem conta mais sobre a programação é a produtora cultural Cristiane Taguchi, que atuou na coordenação do evento junto aos diversos parceiros. “O tema que norteou os trabalhos foi a primeiríssima infância [0 a 3 anos] e o pleno desenvolvimento dos bebês. E tudo que ramifica dessa grande temática”, explica Cristiane.
Ela conta que a rede Amamenta, de Campinas, estará presente no evento com profissionais osteopatas e fonoaudiólogos para dar orientação sobre a amamentação. Um estande do Cras vai informar sobre os benefícios socioassistenciais; uma OSC da região falará sobre alimentação e um profissional da saúde estará à frente de um estande de vacinação, para atualizar as cadernetas.
Cada território pontuou suas prioridades
As atividades culturais também são um ponto forte do evento. O Festival do Bebê acontece na manhã do sábado (21), último dia da semana. Na agenda, espetáculos de dança para bebês, palhaços, brinquedos, e um espaço de convivência para bebês e familiares.
Na construção da Semana, ao longo das reuniões realizadas semanalmente, cada território pontuou suas prioridades no que diz respeito à primeira infância. A agenda foi elaborada com as contribuições que eram trazidas nesses encontros. A partir desta Semana do Bebê será criado um modelo para ser replicado em outros territórios da cidade, nos anos seguintes. “Investir na qualidade de vida das crianças traz retorno imediato à própria criança, sua família e à comunidade. Você cria uma rede de proteção e cuidados e quebra o ciclo de pobreza”, analisa Thiago Ferrari.
Saiba como surgiu a Semana do Bebê
A primeira Semana do Bebê foi realizada no ano 2000, em Canela, Rio Grande do Sul. A partir de 2010, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) sistematizou a agenda e passou a difundir para diversos municípios do país.
É hoje uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância. É também uma das mais bem-sucedidas do Brasil. Seu principal objetivo é assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade, tornando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.
A ideia é que todos participem: governo, OSC, setor privado, escolas e, claro, as próprias famílias, são mobilizados para oferecer mais qualidade de vida às crianças durante a primeira infância.
Nos últimos anos, essa ação também ajudou na formação de novos profissionais das redes de saúde e educação e contribuiu para a melhora no acompanhamento integral e multidisciplinar de crianças e gestantes. Também cresceu o número de municípios participantes que elaboraram seus Planos Municipais pela Primeira Infância, previsto no Marco Legal, firmado em 2016. Saiba mais aqui.
Equipes da Semana do Bebê de Campinas
Participantes
- Saúde – Centro de Saúde do Jardim São Marcos e Centro de Saúde Vila Rosália. Residentes de Enfermagem, Fonoaudiologia e Educação Física da Unicamp.
- Assistência Social – Centro Promocional Tia Ileide (Unidade Padre Anchieta), Cras Vila Régio, Cras Vila Esperança e Coordenação dos Cras da Região Norte.
- Educação – SPES/Serviço Social da Paróquia São Paulo Apóstolo, CEI Maria Aparecida Cassiolatto, CEI Esperança do Amanhã, CEI José Aristodemo Pinotti, CEI Brasília Byngton Egídio Martins, C.P. CEI Fernando Alpheo Miguel e CEI Profa Renata Ferramola.
Realização
- PIC – Primeira Infância Campineira.
Execução
- Cais das Artes Produções Culturais em parceria com Caju Cultura.
Investimento social, mobilização e articulação
- Fundação FEAC.
Confira a programação completa abaixo e no site
Jogo da Vida do Bebê
Datas: 16, 17,19 e 21/10.
Local: a prática ocorrerá em todos os pontos de realização da Semana do Bebê
O que é: trata-se de um jogo de tabuleiro no qual está desenhado um percurso a ser percorrido pelos participantes. Ao longo dessa trajetória temos casas coloridas e cada cor representa um assunto a ser abordado pelas cartas de eventos: saúde, educação, assistência social. No total são 40 cartas. Essa ação será proposta, coordenada e executada por cada serviço juntamente ao público atendido.
Objetivo: o objetivo do jogo é guiar seu marcador (representando uma criança) pelo tabuleiro, alcançando marcos de desenvolvimento saudável enquanto evita riscos e supera obstáculos.
Componentes: 1. Um tabuleiro de movimento com trilhas e casas numeradas. 2. Marcadores para representar as crianças dos jogadores. 3. Cartas de eventos que representam situações relacionadas aos temas da caderneta. 4. Cartas de cuidado parental que os jogadores podem usar para superar desafios. 5. Marcadores de marcos de desenvolvimento infantil.
Mecânica:
– Os jogadores começam na casa inicial com suas crianças.
– Eles avançam jogando um dado ou usando algum sistema de movimento, como cartas.
– Ao longo do tabuleiro, há casas que representam os temas da caderneta (amamentação, alimentação saudável, estímulo ao desenvolvimento, prevenção de acidentes e proteção contra a violência).
– Quando um jogador chega a uma dessas casas, ele deve tirar uma carta de evento relacionada ao tema.
– As cartas de evento podem representar desafios ou situações que exigem a tomada de decisões relacionadas ao cuidado infantil.
– Os jogadores podem usar cartas de cuidado parental para ajudar a superar desafios ou avançar mais rapidamente.
Seminário: “Olhando para os bebês com lentes intersetoriais: saúde, assistência e educação”
Data: 18/10/2023
Horário: 13h30 às 16h30
Local: NAED Sudoeste R. Manoel Francisco Mendes, 171 – Jardim do Trevo, Campinas
Público-alvo: profissionais da assistência, saúde e educação.
Objetivo: abordar aspectos que contribuem para o pleno desenvolvimento dos bebês como alimentação saudável, fortalecimento de vínculo, relação com o meio ambiente, entre outros.
Palestrantes confirmados:
Paulo Bonilha, médico pediatra
Jane Valente, assistente social
Com mediação de Thiago Ferrari.
Encerramento: Festival do Bebê
Data: 21/10
Horário: 9h às 12h
O Festival do Bebê encerra a semana com atividades ocorrendo, simultaneamente, o em locais diferentes: o Centro Promocional Tia Ileide e o CEU Vila Esperança.
- Centro Promocional Tia Ileide
Endereço: Rua Vladimir Pinto, 251 – Chácara Boa Vista – Campinas
Atividades:
– Estande para orientar sobre a amamentação, com coordenação da Rede Amamenta Campinas.
– Estande com orientações sobre os benefícios socioassistenciais aos quais mães/famílias e bebês têm direito. A ser coordenado pelo Cras com banner informativo.
– Estande de vacinação coordenado pelas enfermeiras e enfermeiros dos Centros de Saúde da região, com banner informativo.
– Tenda literária coordenada por profissionais da rede de educação da região.
– Brinquedo inflável Castelo pula-pula (3mx3m) e piscina de bolinhas inflável (2,75mx2,10mx2,0m), com a presença de dois monitores.
– Pipoqueiro – profissional indicado por pessoas do bairro.
– Apresentação do espetáculo Psiu, vem brincar! – espetáculo de dança para bebês da Cia Tugudum. https://www.youtube.com/watch?v=RqPRsFGm8TA&
– Disponibilização de café da manhã para os presentes, com doações do Instituto Arcor Brasil e alimentos produzidos pela Cozinha Solidária.
- CEU Vila Esperança
Endereço: R. Demerval da S Pereira, s/nº – Lot. Vila Esperança, Campinas
Atividades:
– Estande para orientar sobre a amamentação, com coordenação da Rede Amamenta Campinas.
– Estande com orientações sobre os benefícios socioassistenciais aos quais mães/famílias e bebês têm direito. A ser coordenado pelo Cras com banner informativo.
– Estande de vacinação coordenado pelas enfermeiras e enfermeiros dos Centros de saúde da região, com banner informativo.
– Contação de histórias, oficina de barangandam, rodas de música e de conversa conduzidas pela CEI Aparecida Cassiolato.
– Espaço Descobrir Brincando em parceria com Ateliê Quero Quero para bebês.
– Brinquedo inflável Pula-Pula com Tobogã Cachorrinho e cama elástica (3,05m²)
Alugado de profissional indicado por pessoas do bairro, com a presença de dois monitores.
– Pipoqueiro – profissional indicado por pessoas do bairro.
– Apresentação do espetáculo Amor, fraldas e palhaçadas: Uma jornada de car(r)inho para pilotar com o maior cuidado – com a Família Burg.
– Disponibilização de café da manhã para os presentes, com doações do Instituto Arcor Brasil e alimentos produzidos pela Cozinha Solidária.