Candidatos se comprometem com legado social de eventos esportivos

Por: GIFE| Notícias| 13/08/2012

As discussões sobre o legado social que a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, em 2016, ganharam fôlego este ano com a aproximação das eleições municipais no país. Um grupo de organizações sociais tem promovido encontros com os candidatos à prefeitura em cada uma das 11 cidades-sede da Copa, para que firmem compromissos em prol do desenvolvimento sustentável desses municípios.

A iniciativa é levada pela Rede Nossa São Paulo, Instituo Ethos, Atletas pela Cidadania, Rede Brasileira de Cidades Sustentáveis, em parceria com a Fundação Avina e apoio da Cidade Escola Aprendiz. No último dia 1º de agosto, sete dos 12 candidatos à prefeitura de São Paulo assinaram documentos que garantem, caso sejam eleitos, investimentos sociais como parte do legado da Copa do Mundo.

Foram firmados o “Termo de compromisso Cidades do Esporte”, que visa a democratização e qualificação do esporte, atendendo todas as escolas municipais; o “Pacto pela Transparência Municipal”, referente à transparência da gestão dos gastos públicos relativos às obras dos eventos esportivos; e o “Programa Cidades Sustentáveis”, que estimula ações para o desenvolvimento sustentáveis nas cidades-sedes.

Além de São Paulo, os termos de compromisso já foram assinados por candidatos do Rio de Janeiro, Manaus (AM) e Cuiabá (MT). A iniciativa será promovida ainda em agosto, em Porto Alegre (RS), hoje, dia 13; Recife (PE), no dia 16; Curitiba (PR), no dia 20; Natal (RN), no dia 29; Belo Horizonte (MG), no dia 31; e em 5 setembro, em Salvador (BA). O encontro em Fortaleza (CE) ainda não tem data marcada.

Em São Paulo, o evento foi encerrado com o pedido do diretor da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, para que o futuro prefeito de São Paulo não faça como o atual, Gilberto Kassab (PSD), que acusou a organização de “má-fé” por fiscalizar o plano de metas do município.

Saiba mais sobre a iniciativa e conheça os candidatos que assinaram o compromisso.

Calendário

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional