‘Canvas de Políticas Públicas’ sobre gestão de resíduos é realizado com estudantes de tecnologia em Manaus
Por: Fundação Rede Amazônica| Notícias| 19/05/2025O Canvas de Políticas Públicas, que integra a nova temporada do projeto Amazônia Que Eu Quero, da Fundação Rede Amazônica, foi realizado na última segunda-feira (12) com estudantes dos cursos de tecnologia da UniNorte, em Manaus. A iniciativa tem como objetivo propor soluções para os principais desafios enfrentados na região Norte do país.
“É um passo importantíssimo para dentro da universidade, porque a gente acaba treinando nossos alunos e eles acabam trabalhando com assuntos reais que estão sendo cobrados pelas empresas. Isso traz para eles uma outra formação extracurricular”, destacou Roneuane Graziele, professora universitária.

Durante o encontro, a coordenadora do projeto, Débora Holanda, explicou a metodologia e o funcionamento da proposta, com o apoio de professores da instituição. Em seguida, os alunos participaram de uma atividade prática voltada ao desenvolvimento de ideias para resolver problemas de suas comunidades.
“Além disso, tem a questão da participação ativa. Nessa atividade, nós estimulamos que esses alunos pensem fora da caixinha e comecem a refletir de forma mais crítica e política”, afirmou Débora Holanda.
As melhores propostas elaboradas pelos alunos vão compor o Caderno de Soluções do projeto, que será entregue a autoridades e instituições públicas. A ideia é incentivar a criação de políticas públicas viáveis e de fácil execução, em parceria com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
“É um assunto de extrema importância, que a sociedade precisa ter uma certa consciência. Estar aqui, aproveitando esse evento, é algo que vai aprimorar e ampliar o nosso horizonte”, disse a universitária Leandra Nogueira.
No dia 20 de maio, o projeto será realizado em Boa Vista, capital de Roraima, com a realização de um painel e uma nova edição do Canvas de Políticas Públicas, com foco na gestão de resíduos no estado. No mesmo período, será apresentado o Plano B, iniciativa que vai debater os impactos da reforma tributária em Roraima.
Sobre o “Amazônia Que Eu Quero”
Concebido em 2019, o Programa ‘Amazônia Que eu Quero’ é uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica e Grupo Rede Amazônica que tem por objetivo promover a educação política por meio da interação entre os principais agentes e setores da sociedade, além do levantamento de informações junto aos gestores públicos e da participação ativa da população, por meio de câmaras temáticas estabelecidas pelo programa.