Caravana melhora ensino de matemática

Por: GIFE| Notícias| 14/12/2009

Teve início em dezembro a Caravana Multicurso, que levará o professor Multicuca, junto com sua equipe, para visitar escolas da rede pública de ensino do Espírito Santo. Durante cinco dias, ele irá percorrer seis escolas atendidas pelo projeto Multicurso Matemática, uma parceria da Secretaria Estadual de Educação do Espírito santo (Sedu) e da Fundação Roberto Marinho, em seis municípios capixabas. O objetivo da caravana é acompanhar o aproveitamento do projeto em cada escola, coletando os casos de atividades bem sucedidas.

Uma equipe de filmagem vai acompanhar a Caravana e, em seguida, produzir um vídeo sobre o Multicurso Matemática no Espírito Santo. A Caravana vai visitar as escolas Paes Barreto, em Vitória; Marina Penedo, em Cariacica; Agostinho Simonato, em Cachoeiro do Itapemirim; Pedro de Alcântara Galveias, em Dores do Rio Preto; Benício Gonçalves, em Vila Velha; e Frederico Pretti, em Santa Tereza.

Serão mostrados os seguintes projetos:

 Inclusão de deficientes visuais parciais (Vitória);
 Etnomatemática – desvenda a matemática da África, estuda o teorema anterior ao de Pitágoras. (Cariacica)
 Fotonovela – enredo com conceito de matemática, criatividade, interação com a matéria de português e vivência da realidade da comunidade. (Vila Velha)
 Solidários pela Vida – Análise dos dados da tabela dos salários dos idosos e aposentados, campanha de fundos para comprar fraldas geriátricas. (Cachoeiro do Itapemirim)
 Vida e Obra de Escher – Trabalha construções de sólidos geométricos, figuras impossíveis através da releitura das gravuras de Escher. Alunos lançarão o livro “”Vida e Obra de Escher””. (Dores do Rio Preto)
 Feira de Ciências – Corrida matemática, bingo matemático, boliche matemático, dominó matemático sobre log, construção de sólidos geométricos, trilhas matemáticas; história da matemática; exploração dos materiais do Multicurso (fichas, livros e dvds); construção de um painel envolvendo o professor Multicuca. (Santa Tereza)

O programa – O Multicurso investe na qualidade do ensino de Matemática e na formação continuada de professores dos três anos do ensino médio. Com ensino a distância, o programa baseia-se no conceito de rede de aprendizagem, construída pela colaboração e interação entre os participantes. Os educadores interagem tanto nos grupos de estudos, em seminários, e no Ambiente Virtual (AV), que conta com fóruns, chats e blogs. O programa promove, portanto, a inclusão digital dos professores, que neste segundo ano é ainda maior, já que a maioria das atividades são feitas pelo AV.

Em sala de aula, os docentes têm à sua disposição um material didático atraente e inovador: vídeos, livros e 90 fichas Matemática e Cidadania. Essas fichas são um material rico e prático, com informações, reflexões e mensagens sobre diversos aspectos econômicos, sociais e culturais da realidade brasileira, aproximando os conteúdos da Matemática do dia a dia dos alunos.

O primeiro ano do Multicurso Ensino Médio Matemática teve 1.729 inscritos, dos quais 1.023 educadores conquistaram a certificação. A meta, nesse Ano 2, é aumentar ainda mais o número de educadores certificados.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional