Carrefour investe na erradicação do analfabetismo

Por: GIFE| Notícias| 08/08/2005

Uma das ações do Grupo Carrefour, tendo em vista o desenvolvimento social das comunidades onde está presente, é a implantação de salas de aula para alfabetização. Com a abertura do Carrefour Goiânia Aparecida, no último dia 2 de agosto, serão mais 15 salas apenas neste ano, cada uma com capacidade para 25 alunos.

A iniciativa está sendo desenvolvida em parceria com a ONG Alfabetização Solidária, dentro do projeto Alfabetização nas Empresas. Serão criadas 26 salas de aula, nos estados de Minas Gerais, Amazonas, São Paulo, Pernambuco e Paraná, além do Distrito Federal.

Outros municípios já atendidos são Bayeux e Cabedelo, na Paraíba, e Maracanú, no Ceará. São seis salas de aula em Bayeux e 10 em Cabedelo. Em Maracanú, são 10 salas, para alfabetizar 250 pessoas.

Histórico – Criado em 2002, o Programa Educacional Carrefour é solicitado pelas lojas da rede, que abrem espaço para as aulas, de segunda a quinta-feira. Concluído o curso, os alunos fazem o teste do Ministério da Educação, onde é avaliada sua aptidão para se matricular em escolas da rede pública e continuar os estudos.

A iniciativa saiu de São Paulo no ano passado, por meio de parceria firmada com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), e foi estendido aos estados do Amazonas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, somando 22 lojas.

Também em 2004, o Grupo Carrefour investiu no programa de alfabetização do governo federal, para beneficiar 1.700 pessoas em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. A parceria foi assinada com o Ministério da Educação e a CMB (Confederação das Mulheres do Brasil).

O Carrefour produz todo o material didático e é responsável pelo treinamento dos educadores. A cargo da CMB – organização não-governamental que atua em programas semelhantes custeados pelo MEC – ficam a seleção, o controle, a alfabetização e o acompanhamento de alunos e instrutores.

Aliando as parcerias com o CIEE e a CMB, cerca de 2 mil pessoas foram alfabetizadas com o apoio do Carrefour em 2004.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional