Cartilha da Serasa Experian orienta empresas a como se relacionar com profissionais com deficiência

Por: GIFE| Notícias| 27/01/2014

Com a proposta de compartilhar os aprendizados e conhecimentos adquiridos em mais de uma década na contratação e desenvolvimento de profissionais com deficiência, a Serasa Experian elaborou uma publicação que visa orientar as empresas e suas lideranças a melhor se relacionar com profissionais com deficiência.

A cartilha “As pessoas com deficiência no mundo do trabalho” traz uma série de esclarecimentos sobre o tema como, por exemplo, a legislação vigente em relação à contratação de pessoas com deficiência. Atualmente, a empresa com 100 ou mais empregados deve preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas deficiência, dependendo do seu porte.

Além disso, o material orienta como as empresas podem buscar profissionais com deficiência e as quais adaptações são necessárias para tornar acessíveis o ambiente e o posto de trabalho. Os líderes das empresas devem avaliar, por exemplo, a necessidade de acessibilidade (como corrimãos ou banheiros adaptados, caso a pessoa use cadeira de rodas), recursos humanos (como interpretação da Língua Brasileira de Sinais – Libras, caso a pessoa tenha deficiência auditiva) e/ou equipamentos técnicos específicos (como softwares leitores de tela, caso a pessoa tenha deficiência visual).

A partir da sua experiência, a Serasa recomenda ainda, por meio da cartilha, que cada pessoa com deficiência contratada tenha, por aproximadamente três meses, um profissional da equipe que o acompanhe para apoiar o processo de inclusão, buscando soluções que possam superar eventuais barreiras e dificuldades iniciais, assim como crie um plano de oportunidades de desenvolvimento e ensine as tarefas profissionais requisitadas pela área onde vai trabalhar.

O manual traz também um passo-a-passo com exemplos de perguntas podem ser feitas a uma pessoa com deficiência em uma entrevista de emprego e diversas recomendações de outros materiais para leitura.

Todo o material foi ilustrado com imagens de trabalhos de artes visuais do Instituto Rodrigo Mendes, uma organização sem fins lucrativos comprometida com a construção de uma sociedade inclusiva por meio da educação e da arte.

A cartilha está disponível para download gratuito no site da Serasa Experian. Acesse.

Os interessados em receber o material impresso podem contatar a área de Diversidade e Inclusão da Serasa Experian, por meio do telefone: (11) 2847-8998.

A Serasa Experian é associada GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional