Cartilha ensina direitos humanos a comunicadores comunitários

Por: GIFE| Notícias| 14/12/2009

Oferecer a comunicadores comunitários noções básicas sobre direitos civis, políticos e sociais para a promoção da cidadania, da ética, do respeito mútuo e de atitudes de não-violência. Esse é o principal objetivo da cartilha digital “”Direitos Humanos na Mídia Comunitária – A cidadania vivida no nosso dia a dia””.

A publicação digital foi lançada em outubro pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em parceria com a Oboré – empresa que atua com comunicação popular.

Baseada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Constituição Brasileira de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a cartilha fornece informações práticas e sugestões de temas a serem tratados nas rádios e sites comunitários, reuniões com a comunidade, escolas e sindicatos.

O material é dividido em três partes: direitos civis; direitos políticos; e direitos econômicos, sociais e culturais. Para complementar a publicação, foram produzidos dez spots de rádio. Cada tema sugerido na cartilha corresponde a um dos spots. Eles possuem informações de utilidade pública e podem ser usados livremente nos meios de comunicação comunitários. “”Fizemos a opção de dar sugestões para as rádios, mas elas também valem para outras mídias, como televisão, portais e veículos impressos””, afirma a diretora de produção da Oboré, Ana Luísa Gomes.

Para a produção da cartilha, entendeu-se como mídia comunitária aquela que tem como objetivo divulgar assuntos específicos das comunidades ou do interesse público, que normalmente não encontram espaço na mídia convencional. Ela não necessariamente deve ser feita por especialistas de comunicação, mas deve contribuir para o desenvolvimento local. Além disso, deve se manter financeiramente por meio do autofinanciamento ou por doações.

Segundo Ana Luísa, a cartilha está disponível exclusivamente online, no formato .pdf, e não foi impressa devido à falta de recursos. “”Não sei se no futuro vamos fazer a impressão. Sou muito a favor de cartilhas para mobilização e seria muito bom se mais pessoas tivessem acesso””, explica Ana Luísa.

Para baixar a cartilha, acesse http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001841/184194por.pdf. O link para baixar os spots é: www.brasilia.unesco.org/areas/ci/spots.


As informações são do site Aprendiz.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional