Casa de Detenção dará espaço a centro de estudos do terceiro setor

Por: GIFE| Notícias| 13/10/2002

MÔNICA HERCULANO

No mês passado, a Casa de Detenção de São Paulo, palco do massacre de 111 presos em 1992, foi desativada, e os detentos, transferidos para outras cidades. Em seu lugar, o governo do estado, responsável pela área, criará o Parque da Juventude, com apoio de representantes de organizações da sociedade civil.

Uma das áreas será ocupada pelo Centro de Excelência em Terceiro Setor, um espaço para informação e estímulo ao protagonismo juvenil. Em entrevista ao redeGIFE, Helton Zucconi, um dos coordenadores do Centro, fala do projeto.

redeGIFE – Por que a preocupação em criar um espaço voltado para o terceiro setor?
Helton Zucconi – São três os princípios que norteiam a criação do Centro: para o Estado, é a possibilidade de elaboração de novas tecnologias de integração com as entidades sociais; para o terceiro setor, um espaço para desenvolvimento, divulgação e interação; e para a sociedade, uma chance de participação por meio de informação, associativismo, formação empreendedora e voluntariado.

redeGIFE – Quais serviços e atividades o Centro de Excelência em Terceiro Setor pretende oferecer à comunidade?
Zucconi – O Centro de Excelência em Terceiro Setor terá sede no Pavilhão 5 da desativada Casa de Detenção. Além de desfrutar das áreas de lazer e esportivas, assim como de formação profissional e cultural, os jovens encontrarão nesse pavilhão o espaço de informação e estímulo à participação. Em um mesmo espaço estarão o Centro de Estudos de Integração entre Governo e Terceiro Setor, o Centro de Informação Juvenil, o Centro de Formação em Empreendorismo Social, a Incubadora Social e o Condomínio de Associações. Nesse edifício também haverá auditório, salas de reunião, vídeo-conferência, internet, salas de aula, espaços de convivência, lanchonete, livraria e loja de produtos sociais. São Paulo estará ao mesmo tempo deixando sua marca no que tange a políticas públicas de juventude de forma inovadora, como também potencializando a riqueza da integração entre Estado e sociedade civil organizada.

redeGIFE – Como funcionará a incubadora de projetos sociais?
Zucconi – A Incubadora Social é um projeto para o desenvolvimento de uma cultura de empreendedorismo social entre os jovens que querem ser verdadeiros agentes de mudança da sua própria realidade. Como existe pouco espaço para que os jovens possam atuar na área governamental e no setor econômico, o terceiro setor vem se tornando um crescente e importante espaço de ação para que eles possam promover suas idéias e valores e realmente tenham a possibilidade de desenvolver projetos e solucionar problemas sociais, culturais e ambientais. A incubadora terá dois tipos de serviços: salas para 20 entidades, que serão selecionadas em concurso público e ficarão incubadas por 12 meses, e um espaço aberto, com baias, salas de reunião e utilização de serviços esporádicos, que servirá às entidades que não estão sendo incubadas seja porque já estão institucionalizadas, seja porque necessitam simplesmente de espaços para encontros, reuniões ou pesquisas.

redeGIFE – Como será a atuação dos outros núcleos do Centro de Excelência em Terceiro Setor?
Zucconi – O Centro de Estudos de Integração entre Governo e Terceiro Setor será dedicado ao desenvolvimento de pesquisas, levantamento de dados e, principalmente, à elaboração de novas tecnologias de integração entre o governo e entidades sociais. A relação de parceria entre Estado e terceiro setor será o principal objeto de estudo. O Centro de Informação Juvenil, primeiro no Brasil, abrangerá toda e qualquer informação vinculada a essa faixa etária, desde escolas, faculdades e emprego até eventos e atividades culturais. O Condomínio de Associações tem como objetivo oferecer às entidades mais estruturadas um novo espaço. Enquanto para algumas, será uma espécie de filial, para outras ele será destinado a buscar e divulgar oportunidades de voluntariado nessas instituições. O Centro de Formação em Empreendorismo Social será dedicado ao desenvolvimento de pessoas que se interessam pela área social, seja através de cursos de gestão do terceiro setor, seja com o preparo de agentes comunitários.

redeGIFE – Quais são as organizações da sociedade civil que apóiam a construção do Parque da Juventude?
Zucconi – As instituições que assinaram o protocolo de intenções para a criação do Parque da Juventude foram o Senac-SP, o Instituto Faça Parte, a Fundação Educar DPaschoal (associado GIFE), o Cidade Escola Aprendiz, o Instituto Pensarte, o Centro de Estudos do Terceiro Setor da Fundação Getúlio Vargas, o Comitê paraDemocratização da Informática (CDI) e o Sebrae.

redeGIFE – Existe a idéia de criar outros centros como este em outras cidades do estado?
Zucconi – Não foi pensado nada a esse respeito, mas acho pouco provável, pois o Centro tem como característica única ser um referencial quando se pensa ou discute terceiro setor.

redeGIFE – Existe uma previsão para o início das atividades?
Zucconi – Pelo cronograma, o início das atividades está previsto para 2004.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional