CEBDS promove Diálogo de Mobilidade Sustentável em SP

Por: GIFE| Notícias| 28/04/2008

Os problemas provocados pela má qualidade do sistema de transportes são crescentes e tendem a se agravar caso não haja uma mudança radical no modelo de mobilidade de pessoas, cargas e fluxo de informações. Para diagnosticar os dilemas do transporte e encontrar soluções viáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) promove o Diálogo Mobilidade Sustentável no Brasil, no dia 15 de maio, em São Paulo.

Realizado em parceria com o WBCSD (sigla em inglês do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável) e três grandes empresas – Michelin, GM e Brisa -, o evento vai abordar dois temas centrais: “”Os desafios da mobilidade sustentável frente ao rápido crescimento dos centros urbanos nos países em desenvolvimento”” e o “”Papel dos biocombustíveis na obtenção da mobilidade sustentável no Brasil””.

Representantes da sociedade (especialmente governos, sociedade civil, empresas e meio acadêmico) analisarão um estudo de caso preparado com base no caso de São Paulo. A partir desse estudo e das pesquisas realizadas pelo WBCSD, serão avaliados os impactos de diferentes medidas atuais e futuras, em busca de soluções tanto para a melhoria da mobilidade nas cidades quanto para o favorecimento das tecnologias de mobilidade virtual.

Os grandes desafios da mobilidade estão bastante associados ao crescente processo de urbanização, no Brasil e no mundo. Em 1950, 30% da população mundial vivia em áreas urbanas. Em 2030, as projeções da ONU indicam que esse percentual alcance 60%. Hoje – e mais ainda no futuro – a mobilidade é fundamental para o sucesso da urbanização das metrópoles. Nos países em desenvolvimento, as cidades crescem rapidamente e se tornam centros de distribuição de produtos do campo. No cenário atual, há prejuízos para a economia e para qualidade de vida das populações dos grandes centros, além dos impactos ambientais extremamente negativos.

O Diálogo Mobilidade Sustentável no Brasil faz parte de uma iniciativa do WBCSD, que tem estimulado sua rede de 55 conselhos nacionais, entre os quais o CEBDS, a levantar a discussão sobre o tema com objetivo de encontrar soluções exeqüíveis de acordo com a realidade de cada país. Paralelamente ao evento marcado para São Paulo, estão sendo realizados diálogos semelhantes na China, Índia e Tanzânia.

Para mais informações, acesse: www.cebds.org.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional