Censo traça mapa étnico da educação

Por: GIFE| Notícias| 07/08/2006

Um terço dos alunos do Ensino Fundamental ou Médio da rede particular de ensino no Brasil se declara preto ou pardo, índice abaixo da média nacional. Já nas escolas públicas, esse índice chega a 56,4% dos estudantes.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a porcentagem de negros declarados da rede particular não chega perto da proporção dessa etnia entre a população de crianças e jovens de 5 a 24 anos. Já a da rede pública ultrapassa a média nacional – nessa faixa etária, segundo o IBGE, 48% dos brasileiros se dizem pretos e pardos.

A etnia dos estudantes foi levantada pela primeira vez no Censo Escolar 2005, estudo do Ministério da Educação (MEC) feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Segundo Tânia Portella, da Ação Educativa, o fato de haver mais de 50% de alunos negros na rede pública não significa inclusão. “”Incluir na educação não é apenas matricular, mas também ofertar garantias de permanência, qualidade de ensino e possibilidade de prosseguir a vida acadêmica.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional