Centro Cultural Velha Serpa, em Itacoatiara (AM), reinaugura nesta quinta-feira  

Por: Fundação André e Lucia Maggi| Notícias| 29/05/2023

Um dos pontos turísticos de Itacoatiara (AM) é o Centro Cultural de Velha Serpa, que teve suas atividades presenciais suspensas desde o início da pandemia, em 2020. Após nova reestruturação, o espaço cultural será reinaugurado nesta quinta-feira (25/05), a partir das 18h30, com entrada livre para a comunidade. 

Desde 2009, a Fundação André e Lucia Maggi (FALM), instituição sem finalidade econômica, é responsável por coordenar os projetos que acontecem no Centro Cultural e aproveitou este momento para realizar uma nova reforma e reestruturar os projetos a serem implementados no local.   

O Centro Cultural está localizado no edifício Matadouro Municipal, uma construção da segunda década do século XX, que foi restaurada em suas linhas originais após três anos de serviços pela FALM. O prédio é um requintado monumento em estilo clássico que realça a paisagem urbana da cidade, sendo um marco importante logo após a queda da borracha. Em 2016, o prédio foi tombado pela Prefeitura Municipal, que o declarou Patrimônio Cultural de Itacoatiara.  

As atividades do Centro Cultural Velha Serpa são elaboradas no sentido do reconhecimento da cultura de Itacoatiara e do estado do Amazonas. O espaço é referência local na disseminação, promoção, valorização da arte, cultura e educação como instrumentos para o fortalecimento da cidadania. Possibilita à comunidade o resgate de sua identidade, além de promover atividades com foco em geração de renda e da promoção social.  

Além da cerimônia de reinauguração, o espaço contará com a exposição “Amazônia – um grande habitat”, do artista local Timóteo Teixeira Braga (Téo Braga). O pintor utiliza estilos como impressionismo, abstracionismo, surrealismo e clássico. A mostra exibe 15 obras, sendo telas em óleo e em acrílico, ressaltando a beleza amazônica encontrada na fauna, na flora e nos amazonenses.   

Serviço:  

A reinauguração do Centro Cultural Velha Serpa será nesta quinta-feira, 25 de maio, a partir das 18h30. O espaço é localizado na Rua Borba, número 2181, Pedreiras, em Itacoatiara (AM). 

Sobre a FALM       

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica e responsável pela gestão do Investimento Social Privado da AMAGGI. Criada em 1997, a FALM contribui para o desenvolvimento local de pessoas e comunidades, por meio de ações focadas em temas centrais, como agricultura familiar, qualificação profissional e empregabilidade, empreendedorismo e fortalecimento de organizações sociais. 

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional