Centro de Capacitação em Conservação da Biodiversidade

Por: GIFE| Notícias| 09/12/2004

Nome da organização: Fundação O Boticário de Proteção à Natureza
Qual a missão da organização? Promover e realizar ações de conservação da natureza.
Qual(is) a(s) área(s) temática(s) da organização? Meio ambiente (educação e mobilização ambiental, apoio a projetos de conservação da natureza e de ecodesenvolvimento, áreas naturais protegidas).
Qual(is) o(s) principal(is) público(s)-alvo da organização? Cientistas, estudantes, interessados pelo tema meio ambiente, escolas, acadêmicos, técnicos em meio ambiente / unidades de conservação, ONGs, instituições ambientalistas voltadas à conservação da natureza, proprietários de terras e governo.

IDENTIFICAÇÃO DO CASO DE PARCERIA

Caso de parceria: Centro de Capacitação em Conservação da Biodiversidade
Data do início da parceria (ano): 2001
A parceria está: Em andamento

DADOS DO CASO DE PARCERIA

Resumo da parceria:

As atividades de capacitação na Fundação O Boticário de Proteção à Natureza iniciaram-se em 1993, ocasião em que a Universidade Livre do Meio Ambiente (UNILIVRE), localizada em Curitiba/PR, promovia, anualmente, um curso de Manejo de Áreas naturais Protegidas. O Prof. Dr. Miguel Milano, atual diretor técnico da Fundação O Boticário, era instrutor deste curso que, a partir da aquisição da Reserva Natural Salto Morato pela Fundação O Boticário, em 1994, passou a ocorrer em duas etapas: uma parte teórica em Curitiba, na sede da UNILIVRE, e uma parte prática na Reserva.

Em 1997, com o propósito de propagar as idéias e técnicas empregadas na Reserva Natural Salto Morato, já considerada um modelo em termos de reserva privada, a Fundação O Boticário selou uma parceria com a UNILIVRE e com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), para estruturação do “”Centro de Excelência em Conservação da Biodiversidade e Promoção do Desenvolvimento Sustentável””.

O projeto resultou na implantação de uma estrutura de capacitação na Reserva, com capacidade para alojar até 24 participantes, além de espaços para desenvolvimento de atividades práticas e teóricas. Nesta parceria, a Fundação O Boticário e o FUNBIO foram responsáveis pelo financiamento da construção do Centro de Capacitação e pelo custeio dos cursos, ofertados gratuitamente aos participantes; a UNILIVRE colaborou oferecendo toda a estrutura necessária para planejamento e organização dos cursos, assim como avaliação e elaboração de relatórios.

Com o fim do projeto e da parceria com a UNILIVRE e a FUNBIO, a Fundação O Boticário deu continuidade às ações do projeto com recursos próprios e doações de fornecedores do grupo O Boticário. Entre 2000 e 2003, foram realizados 24 cursos organizados apenas pela Fundação, sendo os principais doadores e apoiadores do projeto as seguintes empresas: Saint Gobain, Usina Açucareira Ester, Rigesa Embalagens, Emsar-Brasil, Firmenich, Antilhas Embalagens, Magistral Impressora Industrial. Duas outras empresas, a Melissatur Transportes Rodoviários e a Sodexho Refeições Industriais, prestam serviços com valores bonificados para a realização dos cursos, no transporte dos participantes e na alimentação, respectivamente.

Um elemento diferencial e importante nesta parceria é o envolvimento e identificação dos parceiros. A Fundação O Boticário desenvolveu um trabalho junto às empresas parceiras, sobre o tema investimento social privado e sobre a importância de apoiar projetos em meio ambiente. Essa iniciativa pode ser considerada uma das principais responsáveis pela adesão dos parceiros – alguns deles, inclusive, optaram por acordos de três ou cinco anos de investimentos no projeto.

Esse envolvimento e compromisso garantem também ao projeto uma perspectiva de longo prazo, com planejamentos de atividades que contemplem diversas linhas de atuação e pesquisa na área da conservação da natureza.

Quais os principais resultados já alcançados pela parceria?

Desde o início das atividades de capacitação na Fundação O Boticário, foram ministrados 44 cursos, com 1122 pessoas capacitadas, provenientes de cerca de 130 instituições governamentais e não governamentais, além de algumas empresas.

Desde os primeiros cursos, o número de inscrições recebidas superou o de vagas ofertadas – os registros indicam uma média de três candidatos por vaga oferecida. Os participantes vêm de todas as regiões do Brasil, o que demonstra o pioneirismo, a qualidade da iniciativa e de sua metodologia adotada, bem como a carência de cursos de capacitação em conservação da natureza no país.

A parceria possui instrumentos de avaliação?

A parceria pode ser avaliada positivamente pela duração e cumprimento dos contratos estabelecidos.

Além disso, a Fundação O Boticário possui instrumentos específicos para avaliação dos cursos que, além de verificar a satisfação dos participantes, servem para identificação de ajustes e melhorias para os cursos ofertados nos anos seguintes.

Quais as três principais dificuldades enfrentadas pela parceria e como elas foram superadas?

Durante o processo de negociação com as empresas parceiras, duas foram as dificuldades encontradas:

      1. A localização geográfica distinta entre a sede da Fundação O Boticário, que fica em Curitiba/PR, e as sedes das empresas, gerou necessidade de deslocamentos para reuniões e discussões sobre a parceria;

 

    2. Substituição de interlocutores com quem a Fundação O Boticário estava dialogando nas empresas parceiras.

Em seu entendimento, quais são as principais lições aprendidas na parceria que podem ser compartilhadas com os demais investidores sociais privados?

O plano de longo prazo causou um bom impacto junto às empresas parceiras e a aprovação dos contratos, com compromissos de investimentos também a longo prazo, permitiu a consolidação de uma metodologia qualificada para os cursos promovidos pela Fundação O Boticário.

Além disso, o investimento inicial das empresas parceiras neste projeto despertou o interesse por outras iniciativas na área de meio ambiente. Atualmente, outros projetos da Fundação O Boticário são apoiados por algumas dessas empresas.

A experiência demonstra o potencial e a importância da soma de esforços em ações de melhoria das condições de vida do homem, e no caso específico da Fundação O Boticário, da natureza.

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