Centro Marista de Defesa da Infância recebe prêmio pela Campanha Defenda-se

Por: GIFE| Notícias| 01/06/2015

O Centro Marista de Defesa da Infância (SC), da União Marista do Brasil, foi o vencedor da categoria “Protagonismo de Crianças e Adolescentes” do Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos 2015, uma realização do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em parceria com a Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O objetivo da premiação, que está na quinta edição, é homenagear personalidades e instituições que se destacaram na defesa dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes.

A iniciativa homenageada foi a “Campanha Defenda-se”, que se destacou por estabelecer um diálogo direto com crianças sobre sua autodefesa. “A iniciativa nasceu em 2014, quando estávamos preparando algo sobre o tema para a Copa do Mundo. Na época, identificamos a falta de materiais que estabelecessem um diálogo com a criança. Tudo o que existia era muito focado no adulto, tanto no violador, quanto naquele que protege à criança desta violência. Decidimos então criar um material, com linguagem amigável, para falar sobre a prevenção à violência sexual e de alternativas que ela pode identificar no seu dia a dia para se defender”, explica Vinícius Gallon, coordenador da iniciativa.

A Campanha Defenda-se conta, até o momento, com oito vídeos educativos, que abordam diversos aspectos sobre o tema: “Não tenha medo nem vergonha de se defender”; “Proteja sua imagem”; “Não aceite carona de estranhos”; “Não dê informações pessoais a quem não conhece”; “Conheça e proteja o seu corpo”; “Não aceite dinheiro ou presente em troca de carinho”; “No Carnaval e nas férias, fique mais atento à autodefesa” e “Conheça os canais de denúncia”. Mais duas novas produções serão lançadas ainda este ano.

Os vídeos ilustram situações cotidianas em que a criança pode se defender, agindo preventivamente, relatando a violência para alguém de confiança e fazendo a denúncia diretamente para os canais de denúncia existentes, como o Disque 100.

Segundo o coordenador da campanha, a proposta é que as crianças, ao estarem bem informadas, possam exercer um papel importante na quebra do ciclo da violência sexual. “A participação da criança nas questões que lhe dizem respeito é essencial. E receber um prêmio justamente nesta categoria é bastante relevante, sendo sinal de que o trabalho está sendo visto, reconhecido e que devemos continuar com essa abordagem da autodefesa”, comenta, destacando que os vídeos são também recursos didáticos, pedagógicos e infomativos para toda as pessoas envolvidas – educadores, pais e os profissionais da rede de atendimento às crianças e adolescentes.

Como é um tema difícil de ser abordado, os vídeos podem ser um aporte interessante para iniciar um diálogo que não é fácil de fazer, mas que é muito necessário”, ressalta o coordenador.

Além dos vídeos, no site da Campanha Defenda-se é possível acessar outros materiais como documentos de referência sobre o enfrentamento à violência sexual, guias, publicações e pesquisas. Além disso, estão disponíveis webcards a respeito do assunto, que podem ser compartilhados em mídias sociais.

Os materiais já têm sido utilizados em diversos espaços. O Centro estabeleceu uma parceria com a Fundação de Ação Social (FAS) – órgão público responsável pela gestão da assistência social em Curitiba – e os vídeos estão sendo disseminados junto às instituições que fazem atendimento às crianças e adolecentes da cidade. Outra parceria foi estabelecida com o Ministério do Turismo e a campanha foi divulgada em 10 capitais como estratégia de prevenção à violência sexual durante o período da Copa no ano passado.

Além disso, os materiais são divulgados para os professores pelo Ministério da Educação por meio da TV Escola e chegaram a mais de 10 mil alunos de Curitiba durante as projeções de vídeos educativos realizadas no FTD Digital Arena, um espaço que une tecnologia educativa e as características de um planetário com as de um cinema estereoscópico de alta definição.

Algumas escolas do Grupo Marista também se apropriaram do material para trabalhar a temática em sala de aula. A Unidade Educacional São José, de Santa Catarina, por exemplo, desenvolveu um projeto amplo e multidisciplinar, envolvendo vários professores. Na escola, os estudantes fizeram um grafite sobre o tema, panfletagem na comunidade, além de estudarem estatísticas a respeito do assunto.

Devido ao envolvimento bastante pró-ativo dos adolescentes deste Unidade, inclusive, neste ano eles participarão da elaboração dos novos vídeos, dando sugestões sobre o tema, assim como colaborando com a roteirização e a edição do material. A ideia é que, até 2017, a campanha lance também uma nova versão do material voltado aos adolescentes, renovando a linguagem e a forma de abordar o tema.

Para acessar os materiais, clique aqui.

A União Marista do Brasil é associada do GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional