CEO da Rede Amazônica entrega caderno de soluções do ‘Amazônia Que Eu Quero’ à presidente do TCE-AM
Por: Fundação Rede Amazônica| Notícias| 16/04/2024O CEO do Grupo Rede Amazônica, Phelippe Daou Junior, entregou nesta sexta-feira (5), o caderno de soluções desenvolvido pelo projeto “Amazônia Que Eu Quero”, à presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), desembargadora Yara Lins. O encontro aconteceu na sede do órgão, em Manaus.
O caderno contém 50 propostas para soluções de problemas em educação, conectividade e turismo. O material foi elaborado a partir de fóruns e ações presenciais nos cinco estados da região, em 2023.
“O Amazônia Que Eu Quero é permanente, e vai ajudar sim, os governos municipais e os estaduais. Todos aqueles que de alguma maneira tratam o destino da nossa população em todos os estados onde a Rede Amazônica opera vão se valer muito dessas propostas”, disse Phelippe Daou Junior.
A presidente do TCE, Yara Lins, também falou sobre a importância do caderno para a população amazonense.
“O caderno feito pela Rede Amazônica vai trazer para o nosso Amazonas muita coisa para desenvolver. A Rede Amazônica tem essa sensibilidade como imprensa, como jornalismo, e isso faz com que cresçamos. Essa apresentação e projeto são importantes, pois vai fazer com o Amazonas funcione através de todos que tenham a autoridade, funcionando com excelência”, destacou a presidente do TCE.
O objetivo do material é fazer com que os políticos tenham conhecimento da situação atual da Amazônia pela visão de quem vive na região. O CEO da Rede Amazônica destacou que o caderno foi elaborado a partir de fóruns e ações presenciais nos cinco estados da região.
“São visões dos seis estados, onde nós estamos presentes. Esse ano e ano passado, a Fundação esteve presente com eventos presenciais em cada um dos estados, onde se tratou de turismo, com a realidade de cada um, tratou- se de conectividade e de educação. Temas extremamente importantes e relevantes. Temas que precisam ser discutidos para a nossa região, já que temos vários problemas com conectividade. Pelo isolamento que impomos em nossa região”, ressaltou Phelippe Daou Júnior.
O Amazônia Que Eu Quero já realizou diversas entregas dos exemplares do Caderno de Soluções das edições passadas para autoridades como o Governador do Amazonas, Wilson Lima e o Vice-presidente, Geraldo Alckmin para que os políticos tenham conhecimento da situação atual da Amazônia pela ótica de quem vive na região.
A diretora institucional da Fundação Rede Amazônica, Mariane Cavalcante, afirmou que as soluções apresentadas foram desenvolvidas ao longo de todo ano de 2023.
“Consolidação nesse caderno é uma das fases mais importante. Esse compilado, que foi resumido neste caderno de soluções, é uma grande reunião de ações e de ideias que foram construídas ao longo do ano passado. Este ano tivemos uma outra fase importante, onde tivemos presentes nas principais capitais da região Norte, e conseguimos trabalhar com a hiperlocalidade de ideias”, completou Mariane.
A ideia é que o caderno possa ser utilizado para traçar estratégias de desenvolvimento para a Região Amazônica.
Sobre o projeto Amazônia Que Eu Quero:
Concebido em 2019, o Programa ‘Amazônia Que eu Quero’ é uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica e Grupo Rede Amazônica que tem por objetivo promover a educação política por meio da interação entre os principais agentes e setores da sociedade, além do levantamento de informações junto aos gestores públicos e da participação ativa da população, por meio de câmaras temáticas estabelecidas pelo programa, como foi o caso da edição de 2023 que discutiu três eixos centrais Educação, Turismo e Conectividade no contexto Amazônico.