Cepal divulga relatório sobre gêneros

Por: GIFE| Notícias| 03/01/2008

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) apresentou o Relatório Regional “”Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2006: uma olhar sobre a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher””. O documento aborda com profundidade o caminho percorrido pela região no cumprimento do Objetivo de desenvolvimento do Milênio n°3 (ODM 3): Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher.

O documento, composto de duas partes, analisa os desafios pendentes em torno da igualdade entre os sexos e da autonomia da mulher, tomando como base os indicadores oficiais do ODM 3, mas também utilizando indicadores complementares e adicionais que mostram uma realidade complexa.

O relatório oferece algumas recomendações gerais de políticas para o enfrentamento desses desafios. Na primeira parte, o avanço obtido no cumprimento do ODM 3 é analisado, traçando um diagnóstico com claro-escuros e ressaltando os vínculos e sinergias entre a igualdade de gênero e a erradicação da pobreza na América Latina e no Caribe.

A segunda expõe quatro dimensões essenciais para obter a plena igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher, a saber, o trabalho não remunerado que as mulheres realizam, a participação política destas e seu acesso a postos de tomada de decisão, a violência baseada no gênero e o exercício dos direitos reprodutivos.

De acordo com o relatório, “”A desigualdade distributiva ocorre porque as mulheres não têm oportunidades de aumentar a renda devido, em grande parte, a práticas culturais dominantes que costumam traduzir-se em discriminação. Quase sempre, as mulheres trabalham na esfera doméstica mas não recebem renda em troca, pois o trabalho doméstico não é valorizado economicamente””.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional