Cepal e Fundação Kellogg debatem inovação social

Por: GIFE| Notícias| 04/11/2010

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe das Nacões Unidas (Cepal) e a Fundação Kellogg reunirão os projetos ganhadores do programa Experiências em Inovação Social de 17 a 19 de novembro, no Institute of the Americas, em San Diego (EUA), para discutir as chaves do sucesso da transformação social e suas possibilidades de replicação. Entre os 25 projetos premiados há sete brasileiros, dois dos quais foram primeiros colocados.

O seminário “”Social innovations in Latin America and the Caribbean, Keys to Success and Replication”” pretende definir um marco de discussão e disseminação das 25 experiências sociais consideradas mais inovadoras pelo júri do projeto. O impacto alcançado localmente e a capacidade de replicação foi um dos fatores determinantes da escolha dos projetos finalistas e ganhadores.
No período de abrangência do programa, a Cepal recebeu mais de 4,8 mil inscrições de iniciativas de governos nacionais, regionais, departamentais, provinciais, municipais e locais, associações comunitárias, comunidades religiosas, organizações não-governamentais locais e internacionais, além de empresas privadas que desenvolvem programas de responsabilidade social nos países da América Latina e do Caribe que são membros agência.

Eles concorreram nas áreas de saúde, educação, nutrição e segurança alimentar, programas de juventude, geração de renda, responsabilidade social empresarial, voluntariado e desenvolvimento rural/agrícola. Ao todo, 72 projetos chegaram à etapa final do prêmio e 25 foram premiados.

Segundo a diretora do projeto Experiências em Inovação Social, María Elisa Bernal, o programa foi criado para identificar, reconhecer, premiar e dar visibilidade a iniciativas que contribuem para o desenvolvimento local e a transformação social na região. Assista à entrevista de María Elisa Bernal à rede de televisão CNN.
Francisco Tancredi, diretor para a América Latina e o Caribe da Fundação Kellogg de 1999 a 2008, considera que um dos principais méritos da iniciativa é permitir o debate e a criação de redes entre projetos de inspiração comum que atuam em realidades diferentes. “”Uma das chaves do êxito na área social é aprender com quem fez bem feito, e melhorar a proposta em sua localidade, em vez de começar sempre do zero””, diz.
Acesse o Banco de Experiências da Cepal para conhecer os 72 finalistas e os 25 projetos vencedores. http://www.eclac.org/dds/Innovacionsocial/portada_p.htm

As informações são do IDIS.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional