IDIS e Mott Foundation lançam chamada para organizações de atuação comunitária

Por: GIFE| Editais| 01/10/2018

Como entender e fortalecer o movimento de organizações e iniciativas de atuação comunitária? Para responder a essa pergunta, o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), juntamente com a Mott Foundation, abriu o edital “Mapeamento e fortalecimento de organizações e iniciativas de atuação comunitária no estado de São Paulo”.

Como o nome adianta, o objetivo da chamada é conhecer iniciativas sociais e organizações que atuam junto a comunidades para entender como elas trabalham juntas e com envolvimento direto da população local na busca por soluçõespara seus desafios.

A partir dessa compreensão, a ideia é fortalecer o movimento de quatro maneiras. São elas: mostrar o crescimento do número de organizações e iniciativas comunitárias; analisar perfis de atuação, diferentes modelos e estratégias de operação, desafios, principais ativos, sonhos e motivações; estimular a troca de experiências e construção conjunta de conhecimento; e aumentar a visibilidade e o interesse de investidores pelas iniciativas sociais comunitárias, apresentando-as como alternativas de investimento.

Critérios de participação e inscrições

Podem participar organizações ou iniciativas no estado de São Paulo, formalizadas ou não, que contam com a participação da comunidade. Por ser um leque grande de possibilidades, estão aptas a participar da chamada ações de gestão participativa, protagonismo comunitário, engajamento cívico, envolvimento da comunidade, coletivos, cooperativas, movimentos sociais, redes comunitárias e empreendedorismo social.

Todas as organizações inscritas, assim como investidores sociais, receberão o mapeamento como forma de possibilitar conexões entre iniciativas, atrair investidores, identificar possibilidades de atuação conjunta e sobretudo abrir caminhos para o diálogo entre atores que enfrentam desafios semelhantes.

Além disso, a comissão organizadora selecionará oito finalistas para participar de um encontro com duração de três dias (5, 6 e 7 de dezembro) em São Paulo. A formação terá palestras sobre investimento social comunitário, debates, rodas de conversa, construção conjunta de conhecimento, visita técnica a uma organização de atuação comunitária com experiência e reconhecimento, discussões sobre como fortalecer o movimento de organizações e iniciativas sociais de atuação comunitária e como atrair novos investidores.

Todas as despesas de hospedagem e alimentação de até dois representantes de cada organização serão custeadas pelo IDIS. Para selecionar os finalistas, serão considerados critérios como nível de envolvimento comunitário na iniciativa e potencial de impacto social. A lista com os selecionados será divulgada em novembro.

As inscrições podem ser realizadas até 15 de outubro às 18h. Os interessados em participar devem fazer o download do formulário de inscrição e enviá-lo preenchido, juntamente com documentos, para o e-mail [email protected]. O regulamento com todas as regras do mapeamento está disponível neste link. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo mesmo endereço de e-mail.


Apoio institucional