Cidades-sede da Copa do Mundo recebem campanha da ONU sobre prevenção da AIDS

Por: GIFE| Notícias| 24/06/2014

As 12 cidades que estão recebendo a Copa do Mundo 2014 estão participando da campanha Proteja o Gol, do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids). O objetivo da iniciativa é aumentar a consciência sobre o HIV, mobilizar jovens para o uso de preservativo e ampliar o acesso ao tratamento.

Ao longo do evento, haverá distribuição de 2 milhões de preservativos nas cidades-sede da Copa e testes rápidos de HIV nas Fan Fests da Fifa. De acordo com o Unaids, a associação entre o vírus e o futebol tem como meta chegar ao público jovem, grupo vulnerável à contaminação.

Estima-se que mais de 35,3 milhões de pessoas tenham HIV em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 718 mil. Djibril Diallo, assessor sênior do Unaids no Brasil, comenta que é preciso aumentar a comunicação com esse público. “Cerca de 4,6 milhões de jovens entre 15 e 24 anos de idade vivem hoje com o HIV. Um número indeterminado não têm acesso ao tratamento, ou sequer conhece o seu estado sorológico. O diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais para salvar essas vidas.”

Mobilização

Organizações sociais, instituições governamentais e empresas podem ajudar na mobilização. No site da campanha é possível baixar materiais de comunicação para divulgar a iniciativa. No mesmo espaço, estão disponíveis relatos das ações e resultados da “Proteja o Gol” até agora.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional