Cinco maneiras de tornar seus negócios ecologicamente eficientes

Por: GIFE| Notícias| 18/06/2010

A IBM reuniu recentemente 1.600 executivos, membros do setor público, líderes de ONGs, jornalistas, analistas de mercado e especialistas ambientais de mais de 60 países para participar da primeira iniciativa de colaboração mundial em torno de idéias de eco-eficiência, o Global Eco-efficiency Jam – Soluções mais inteligentes para energia e meio ambiente.

O grupo debateu maneiras das organizações alcançarem a ecoeficiência – que, aliás, tende a se tornar o maior fator de mudança econômica nos próximos 20 anos. Cinco importantes indicadores surgiram no debate e apontam para as principais iniciativas e tendências para as empresas olharem no futuro. Foram eles:
• Adotar uma abordagem colaborativa e holística. Reunir em um único sistema ecoeficiente diferentes sistemas, tais como redes de energia, transporte, distribuição de água etc.

• Impulsionar parcerias público/privadas e apoiar liderança governamental transparente;

• Sobrepor a infraestrutura física existente com inteligência digital;
• Implementar sistemas de medição, já que se costuma dizer que “”se você pode medir, você consegue gerenciar”;
• Usar dados e análises para projetar e implantar novas tecnologias.
“No mundo inteiro, a IBM está trabalhando com clientes, parceiros, universidades, ONGs e instituições governamentais para criar um futuro ecoeficiente. Além de importantes projetos de cidadania corporativa, a IBM coloca responsabilidade sustentável em cada canto de seus negócios, nas relações com parceiros, fornecedores, colaboradores e com o meio ambiente, além de desenvolver projetos que coloquem a tecnologia a serviço de um mundo mais inteligente”, conta a diretora de Cidadania Corporativa da IBM Brasil, Ruth Harada
Para fazer parte da cadeia de suprimentos da IBM – que abrange 30 mil membros em 90 nações –, por exemplo, a companhia exige que todos os envolvidos monitorem dados sobre uso de energia, emissões de gases de efeito estufa, resíduos, adotem políticas de reciclagem, estabeleçam objetivos ambientais e divulguem publicamente os resultados.
Na ilha de Malta, a empresa trabalha em uma iniciativa de rede inteligente abrangente para gerenciar os diferentes recursos de água e energia; no Texas, a IBM trabalha com a Oncor em medidores inteligentes, e criou a primeira Baía Inteligente do mundo, na Baía de Galway, na Irlanda, usando sensores e sistemas analíticos para medir e monitorar a qualidade e temperatura da água, fluxo da maré, clima, entre outros.
Na Arábia Saudita, colaboramos com a Cidade King Abdulaziz na área de Ciência e Tecnologia em uma planta de dessalinização de água movida a energia solar. Os projetos de construções inteligentes da IBM no Hotel Sr.Regis, em Xangai, e o parque empresarial GreenSpaces em Deli, Índia, são mais duas de muitas formas que a IBM usa para aplicar essas estratégias.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional