Cinema debate direitos humanos na América do Sul

Por: GIFE| Notícias| 06/08/2012

Produções cinematográficas que abordam a temática dos Direitos Humanos serão selecionadas para participar da 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. O evento, que celebra o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), apresentará filmes sul-americanos que abordam as discussões atuais sobre o tema no continente.

A mostra itinerante será realizada de outubro a dezembro de 2012, em diversas capitais brasileiras e no Distrito Federal. Os filmes mais votados pelo público durante o período de exibição serão contemplados com exibições na TV Brasil.

A programação é recheada com obras realizadas em países da América do Sul, finalizadas a partir de 2010, e que tratem de temáticas relativas aos Direitos Humanos, como: direitos das pessoas com deficiência; população LGBT/enfrentamento da homofobia; memória e verdade; crianças e adolescentes; pessoas idosas; população negra; população em situação de rua; mulheres; Direitos Humanos e segurança pública; proteção aos defensores de Direitos Humanos; combate à tortura; democracia e Direitos Humanos; situação prisional, entre outros.

Para a Oficial de Projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Moema Freire, a Mostra ajuda, através da arte, a colocar em evidência a questão dos Direitos Humanos para um público mais amplo. “É uma forma diferente de fomentar a discussão sobre a importância da promoção dos Direitos Humanos. E sabemos que a garantia dos Direitos Humanos é fundamental para o desenvolvimento”, diz Moema.

A 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira / Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional