Citi investe no projeto piaçava sustentável

Por: GIFE| Notícias| 19/01/2009

Em parceria com o Instituto BioAtlântica (IBio) e a ONG Conservação Internacional (CI-Brasil), o Citi anunciou investimento de R$ 150 mil no projeto Piaçava Sustentável e a aquisição de 43 mil bombonieres fabricadas pela comunidade de Ponto Central, localizada no município de Santa Cruz Cabrália, a 100 quilômetros de Porto Seguro (BA). As 3.600 peças, confeccionadas por mês entre outubro de 2008 e outubro de 2009, destinam-se a ações de marketing de relacionamento com clientes dos cartões de crédito Citi.

Os recursos investidos no projeto Piaçava Sustentável, e também os provenientes da aquisição das peças pelo Citi, beneficiarão dezenas de famílias e servirão ao propósito de fortalecer a associação de artesãs Ponto Central – Produção Artesanal, que atua na confecção e comercialização de produtos feitos a partir da piaçava. O investimento do Citi, além de contribuir para o aumento da renda das famílias envolvidas no projeto, estimulará também o manejo sustentável da piaçava.

A piaçava é a matéria-prima da cidadania de dezenas de famílias da comunidade de Ponto Central. Para o Citi, a piaçava é sinônimo de uma ação de responsabilidade socioambiental, que está alinhada aos princípios do comércio justo e solidário.

As peças serão destinadas a ações de marketing de relacionamento com clientes dos cartões de crédito Citi. A iniciativa do Citi de adquirir as peças das artesãs baianas representa o apoio a um importante projeto de geração de renda que é o início da atuação das mulheres na produção para o mercado institucional.

O Citi, com a compra dos produtos, faz uma intervenção na comunidade, que proporcionou um aumento na renda das artesãs durante 12 meses. A doação dos R$ 150 mil, por sua vez, será investida para desenvolver um modelo sólido de comércio do artesanato e consolidar a atividade econômica para a busca de novos clientes corporativos, além de fomentar o comércio local.

O projeto Piaçava Sustentável, criado pelo IBio e parceiros locais em 2005, contribui para a melhoria da qualidade de vida de pessoas que estão abaixo da linha da pobreza, com renda média inferior a um dólar por dia. A constante redução das áreas florestais, o aumento das queimadas, a retirada ilegal de madeira e fibras e a caça predatória colocam em risco permanente a mata nativa e a biodiversidade, além de comprometer a renda das famílias que dependem da piaçava. Uma vez que o sustento das comunidades locais depende das áreas florestais da região é importante que sejam conservados até mesmo os pequenos fragmentos de floresta.

Nesse contexto, a adesão do Citi ao projeto Piaçava Sustentável colabora para a conservação ambiental, valorização das comunidades e da cultura, e para a sustentabilidade econômica local, resultado da oportunidade de trabalho e renda aportada pelo projeto. Com os recursos investidos e também com fundos provenientes da venda, o projeto fortalecerá a produção e investirá na elaboração de um plano de negócios, na implantação da sede e na aquisição de equipamentos e mobiliário. A quantia recebida também será aplicada no treinamento e suporte à comunidade – da colheita sustentável da fibra à cadeia produtiva do artesanato -, e comercialização do artesanato.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional