Citi promove workshop sobre educação financeira
Por: GIFE| Notícias| 20/05/2011De 28 de março a 1º de abril, o Citi realizou um workshop para formação de educadores de ONGs que trabalham com juventude em uma metodologia piloto de Educação Financeira focada para este público. O evento foi realizado com base na metodologia do Programa Global de Educação Financeira, desenvolvido pela Microfinance Opportunities, com o apoio Citi Foundation.
Participaram da capacitação educadores de 13 organizações sociais, incluindo Projeto ONG Arrastão, Banco Pérola, Projeto Pérola, Fundação Rogê, Associação Rede Cananéia, Acreditar, Junior Achievement, Arquitetas da Comunidade, Gastromotiva, Care Brasil, Instituto Rukha, CAPS e Aldeia do Futuro. A iniciativa tem como objetivo desenvolver o conhecimento e as habilidades em técnicas de aprendizado, capacitando educadores para multiplicar o conteúdo com jovens já beneficiados pelas organizações.
A proposta é construir e fortalecer o entendimento sobre as necessidades de educação financeira específicas dos jovens e apresentar o conteúdo didático do programa, que abrange temas como orçamento, gerenciamento de dívidas, serviços financeiros, poupança, gerenciamento de dívidas e carreira.
O Programa Global de Educação Financeira tem por objetivo melhorar a capacidade de famílias de baixa renda de países em desenvolvimento a gerenciar suas finanças pessoais por meio da disseminação de um kit de módulos sobre Educação Financeira. Até hoje, aproximadamente 300 organizações em 55 países já utilizaram o programa. O processo de disseminação de conteúdo do Programa não ocorre apenas de forma presencial. Com uma metodologia simples e eficaz, o Citi lançou um e-learning no site www.citi.com.br que reúne o conteúdo em formatos especiais para diferentes faixas etárias: crianças, jovens e adultos.
O curso online para jovens e adultos apresenta cinco módulos temáticos – poupança, gerenciamento de dívidas, orçamento, negociações financeiras e serviços bancários. O conteúdo é exposto em sessões educativas de 30 minutos, em média, e em uma linguagem simples e clara. Cada conceito é ilustrado com um exemplo que levanta dúvidas e incentiva a participação das pessoas.
Na prática, a estrutura pedagógica da sessão educativa permite maior interação entre o multiplicador e os participantes; a metodologia aplicada valoriza o diálogo e a troca de experiências. Além disso, o conhecimento adquirido é 100% aplicável no dia-a-dia das famílias de classe média e de baixa renda, cujas experiências pessoais enriquecem a prática das alternativas propostas.
O mercado, sobretudo nos países em desenvolvimento, oferece créditos para moradia, educação e consumo em geral. Entretanto, os consumidores de baixa renda não compreendem as especificidades de cada serviço e as implicações do uso sem planejamento. Ao assimilar as boas práticas de finanças em ganhos, gastos, poupança e empréstimos, o Programa Global de Educação Financeira do Citi – ministrado de forma presencial ou online – possibilita um melhor gerenciamento de recursos.
Citi, a empresa-líder em serviços financeiros globais, tem aproximadamente 200 milhões de contas de clientes e atua em mais de 140 países. Por meio de suas duas unidades operacionais, Citicorp e Citi Holdings, o Citi proporciona a clientes, empresas, governos e instituições uma grande variedade de produtos e serviços financeiros, incluindo serviços bancários a pessoas físicas, crédito, corporate e investment banking, corretagem de títulos e valores mobiliários, e administração de fortunas. Para mais informações, acesse www.citigroup.com.