CitiEsperança é o mais novo associado GIFE

Por: GIFE| Notícias| 21/12/2015

Mais uma organização passa a fazer parte da rede de associados do GIFE: o CitiEsperança. A associação, que é mantida e gerida por funcionários e ex-funcionários voluntários do Citibank, nasceu em 1997 com um grupo de colaboradores que organizava ações sociais de maneira informal no Rio de Janeiro. Formalizou-se em 2005 e, desde então, encampa ações com voluntários em diversas áreas do setor social.

“Todos os membros da associação atuam de forma voluntária e se reúnem periodicamente para planejar e executar as atividades do Citiesperança. Tudo é feito com muita disciplina e comprometimento. Atualmente nos organizamos em três diferentes fluxos de trabalho: campanhas de voluntariado, ações internas e ações externas”, explica Sami Elia, funcionário da área de Planejamento Estratégico e voluntário membro do comitê executivo da associação.

Em 2013 a organização passou por um amplo processo de reestruturação de sua  governança em busca de resultados mais qualificados para sua operação. Os objetivos e valores foram revisitados e as ações de relacionamento com  parceiros foram revistas. Hoje, o Citiesperança atua com foco na redução da desigualdade de oportunidades, por meio de uma educação transformadora, baseada no amor e direcionada para autonomia;  aumento da qualidade de vida, por meio de ações que visem ajudar em situações emergenciais específicas; e aproximação das realidades, por meio dos trabalhos voluntários, encontros e campanhas de conscientização.

Sami explica que as campanhas temáticas lideradas pelos voluntários ganham força em datas comemorativas, como Natal, Páscoa e Dia das Crianças. Além dessas atividades, os voluntários também atuam internamente buscando engajar novos doadores e voluntários. Externamente, são responsáveis pela gestão de parcerias com organizações sociais que contam com apoio financeiro da instituição.

Um dos destaques é o projeto Transformação Vivencial em Rede, que tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação ofertada na rede pública brasileira. A iniciativa tem como estratégia a formação de professores com base em modelos educacionais inovadores que ampliem as possibilidades de ensino na escola.

Governança 

A Associação CitiEsperança é formada por um Comitê Executivo (composto por no mínimo sete e no máximo 14 membros Associados, eleitos pela Assembleia Geral, sem designação específica, exceto para seu diretor-presidente, com mandatos de dois anos) e um Conselho Fiscal (igualmente eleito pela Assembleia Geral e composto por no mínimo três e no máximo cinco membros, e também para um mandato de dois anos). O Citibank contribui com R$ 1 para cada R$ 1 doado pelos funcionários para os projetos sociais, além de apoiar atividades da organização como marketing, jurídica e compliance.

 

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional