Clara Steinberg recebe diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz

Por: GIFE| Notícias| 08/03/2010

No dia 9 de março, às 10 h, em Brasília, o Senado Federal realizará uma sessão
solene para agraciar, com o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, 5 personalidades
femininas que tenham se destacado por atividades que promovam os direitos e a
valorização da mulher.

Nesta 9ª edição, a engenheira Clara Perelberg Steinberg é uma das escolhidas.
Dotada de inteligência incomum, foi uma das primeiras mulheres a se formar nos
cursos Engenharia Civil, Engenharia Industrial e Engenharia Econômica, tendo uma
uma grande contribuição na luta contra o preconceito e discriminação das mulheres
no mercado de trabalho.

Um pouco mais sobre sua vida

O nome Clara Steinberg está ligado ao crescimento urbano da cidade do Rio de Janeiro e ao desenvolvimento da Engenharia Brasileira. Vinda de uma família de imigrantes, Clara Steinberg estudou no Colégio Pedro II, considerado um dos melhores colégios do País. Dotada de inteligência incomum, passou em priimeiro lugar no vestibular, graduando-se na Escola Nacional de Engenharia (atual UFRJ) nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Industrial e Engenharia Econômica, uma distinção extraordinária em uma época que as mulheres sofriam muitas discriminações.

Ao lado do seu marido, Jacob Steinberg, construiu o Grupo SERVENCO, uma sólida empresa no ramo da Construção Civil. Diversas ações inovadoras foram implementadas no exercício de sua Vice-Presidência na organização como: a construção do Rio Flat Service, o primeiro Apart-Hotel do Rio de Janeiro, o Rio Design Center, no Leblon, o primeiro Shopping Center especializado em decoração e design da América Latina, o Rio Design Barra, prêmio Master Imobiliário da FIABCI Nacional (2000), além de projetos paisagísticos e artísticos (painéis decorativos, esculturas e pinturas), de foma a valorizar o verde e a arte nos prédios construídos.

Ações sociais com os empregados – incluindo alfabetização na obra, orientação de assistente social, atendimento à saúde, alimentação supervisionada e tratamento dentário, estágios para universitários, especialmente mulheres, eram outras ações desenvolvidas pela empresa.

A preocupação com a qualidade de vida dos futuros moradores dos prédios que construia, levou Clara Steinberg a pensar em um projeto pioneiro que valorizasse o lazer e a recreação. Foi criado, em 1970, o Departamento de Recreação e o Programa Sócio-Recreativo, amplamente divulgado e reconhecido no país e no exterior. Uma equipe interdisciplinar de profissionais qualificados planejava atividades variadas, transformando os espaços dos plays ground em ponto de encontro, núcleo de convívio e relacionamento entre os moradores.

Seu interesse pelas questões sociais e culturais foi além do seu ambiente de trabalho. Foi responsável pela construção do Centro Comunitário na Favela da Rocinha, do Centro Cultural no Colégio Pedro II, pela recuperação da Oficina de Artes Maria Tereza Vieira, entre outras iniciativas.

Somado a todo seu esforço, a engenheira sempre se preocupou também com a questão da mulher na sociedade. Para isso, participou do Conselho Diretor do Clube de Engenharia e presidiu o Banco da Mulher, entidade sem fins lucrativos para estimular mulheres carentes a se transformarem em micro empresárias.

A obra maior de Clara Steinberg, no entanto, é o Instituto Rogerio Steinberg (IRS), criado em 1997. É uma organização sem fins lucrativos que visa contribuir para a redução das desigualdades sociais e o exercício da cidadania. Suas ações são voltadas para a criança e o jovem de família de baixa renda.

Ao longo de sua existência, mais de 30 escolas públicas e instituições beneficentes do Município do Rio de Janeiro foram atendidas e cerca de 26.000 alunos foram beneficiados.

O IRS promove dois programas independentes e complementares:

Despertando Talentos: voltado para alunos e profissionais de escolas públicas e instituições beneficentes de ensino, através da realização de atividades de educação complementar (buscando despertar e desenvolver habilidades e talentos, muitas vezes ignorados) que promovam a descoberta de novos conhecimentos e habilidades.

Desenvolvendo Talentos: realizado na sede do IRS, procura atender crianças e jovens com talentos, provenientes do Programa Despertando Talentos, oferecendo atividades que desenvolvam a expressão individual nas suas mais variadas formas, o pensamento abstrato, criatividade, sociabilidade, voluntariado, apoio à escolaridade, mentalidade empreendedora, orientação profissional e, não raro, colocação no mercado de trabalho.

Em Janeiro de 2009, Clara Steinberg, e seu marido Jacob Steinberg, receberam o título de Engenheiros Eminentes pela Associação dos Antigos Alunos da Politécnica (A³P).

Há 32 anos, faz parte da Associação Comercial do Rio de Janeiro, onde recentemente, foi eleita Grande Benemérita, a primeira mulher a receber esse título naquela entidade.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional