Claro e Instituto Claro promovem ação de voluntariado para celebrar a soltura de 2,5 mil tracajás
Por: Instituto Claro| Notícias| 31/03/2025
- Instituto Claro anuncia segunda grande soltura de 2025 entregando à natureza mais de 2,5 mil filhotes de tracajás;
- Claro e Instituto Claro aproveitaram a data para realizar a entrega de kits com materiais escolares por meio do Conexão Voluntária, seu programa de voluntariado corporativo.
Com mais de 10 anos de patrocínio, o Instituto Claro, por meio do projeto Pé-de-Pincha, anuncia a segunda fase da soltura de filhotes de tracajás de 2025, realizada nos dias 21 e 22 de março. Nesta segunda fase, foram devolvidos à natureza mais de 2,5 mil filhotes de tracajás, espécie de tartarugas de água doce, em comunidades ribeirinhas no Amazonas.


Para celebrar esse importante passo para a preservação ambiental e agradecer o apoio da população local, representantes do Conexão Voluntária, programa de voluntariado corporativo da Claro e do Instituto Claro, realizaram a entrega de kits escolares para crianças da Comunidade Santo Antônio/Ramal do Mamori e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Ao todo, foram entregues 80 kits, provenientes dos funcionários voluntários de toda a Região Norte, contendo mais de 950 itens, como: mochila, caderno, caneta e outros.
O projeto Pé-de-Pincha que foi criado em 2010 é desenvolvido pelo Programa de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e conta com o patrocínio do Instituto Claro desde 2014. Ele consiste na transferência dos ovos de tracajás, que são colhidos por voluntários nas secas dos rios e levados para áreas protegidas. A soltura dos filhotes, feita na época da cheia, visa proteger a espécie e o meio ambiente.
A fim de realizarem o manejo e preservação dos quelônios, a população ribeirinha destas cidades tem orientações por meio de palestras e treinamento em educação ambiental com especialistas da Universidade Federal do Amazonas, além do apoio de equipes técnicas da Claro e do Instituto Claro.
Em fevereiro deste ano, houve a primeira fase do projeto, onde foram soltos mais de 4,9 mil filhotes de tracajás em Igapó-Açu. No total, o programa já devolveu à natureza mais de 72 mil filhotes em comunidades situadas nos municípios de Borba, Careiro, Manicoré e Beruri no estado do Amazonas.