Clipping: Conselho Nacional da Juventude será presidido por representante da sociedade em 2009

Por: GIFE| Notícias| 10/03/2009

O Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) vai escolher sua nova presidência na próxima terça-feira (10), durante a primeira reunião do ano.

Em 2009, o cargo de presidente será ocupado por um representante da sociedade civil, e o de vice-presidente, por um representante do governo. O estatuto do conselho define que os dois cargos devem ser alternados anualmente por membros do governo e da sociedade.

O Conjuve é composto por dois terços de representantes da sociedade civil e um terço de representantes governamentais, eleitos para um mandato de dois anos, por voto direto dos conselheiros.

Atualmente, o presidente do conselho é o secretário adjunto da Secretaria Nacional de Juventude, Danilo Moreira, e a vice é Maria Virgínia de Freitas, representante da organização não-governamental Educativa.

O encontro do conselho começa na próxima segunda-feira (9) e termina na quarta-feira (11). O Conjuve contribui para a consolidação da Política Nacional de Juventude e este ano sua atuação terá como eixos centrais a criação e o fortalecimento dos conselhos estaduais e municipais, a definição de uma agenda de trabalho envolvendo a juventude, a discussão sobre a reforma do ensino médio e as questões específicas da juventude negra.

O conselho também pretende acompanhar a tramitação de projetos no Congresso Nacional, como a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Juventude, que já foi aprovada na Câmara dos Deputados, mas ainda será apreciada no Senado.

As informações são da Agência Brasil, por Sabrina Craide

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional