Coca-cola mostra impactos de restaurantes comunitários

Por: GIFE| Notícias| 20/02/2006

Mais de 1,3 milhão de refeições servidas. Esses são os números apresentados pelo projeto Restaurante Comunitário Prato Popular criado em 2003. Trata-se de uma iniciativa da Coca-Cola Brasil que visa diminuir o problema da fome que atinge parte da população brasileira.

Com 12 unidades inauguradas, a idéia do projeto é fornecer em média 300 refeições diárias a R$ 1 em cada localidade para aqueles que, de outra forma, não poderiam alimentar-se adequadamente para desempenhar suas atividades. O restaurante, na prática, serve também como ferramenta de resgate da cidadania.

A opção por cobrar o valor simbólico faz com que os usuários sintam-se capazes de prover o próprio sustento, o que não acontecia antes para a maioria deles. Todos os usuários dos restaurantes são previamente cadastrados.

O Prato Popular é sempre aberto em parceria com o fabricante, o poder público, ONGs e a iniciativa privada locais. O primeiro nasceu em Porto Alegre em abril de 2003 e a Coca-Cola Brasil já inaugurou unidades também em Belo Horizonte, Manaus, Cuiabá, Maracanaú (Grande Fortaleza), Fortaleza, Campo Grande, João Pessoa, Florianópolis, Feira de Santana, Recife e Cariacica (Grande Vitória).

O cardápio dos restaurantes inclui arroz, feijão, carne, uma guarnição, salada e um copo de refrigerante, totalizando a média de 1.500 calorias e 20 gramas de proteína. O modelo adotado para a criação e manutenção do restaurante favorece a parceria entre empresas e o poder público.

Na maioria dos casos, o prédio do restaurante é cedido pela prefeitura ou pelo estado, uma empresa de alimentação fornece os alimentos a preço de custo e a manutenção do projeto é patrocinada pela Coca-Cola Brasil, seus fabricantes e outros parceiros eventuais. Como normalmente a comida é preparada na cozinha industrial da empresa parceira, o custo de instalação do restaurante é relativamente baixo.

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