Coleção aborda leis de incentivo e desenvolvimento de projetos culturais

Por: GIFE| Notícias| 08/11/2004

No último dia 20 de outubro, o Instituto Pensarte e a Escrituras Editora lançaram, em Brasília (DF), os livros Cultura Neoliberal – Leis de incentivo como política pública de cultura e Projetos Culturais – Elaboração, aspectos legais, administração, busca de patrocínio. As publicações fazem parte da nova coleção Visões da Cultura.

Em Cultura Neoliberal, Cristiane Olivieri discute os incentivos para essa área, distinguindo o que é cultura, política cultural, apoio e patrocínio, entre outras questões. O livro é resultado de uma pesquisa de mestrado feita pela autora na Universidade de São Paulo (USP) e traça um panorama crítico sobre esses aspectos, analisando os resultados das leis de incentivo e seus impactos sobre o setor cultural brasileiro.

Em sua 5ª edição, o livro Projetos Culturais, de Fábio de Sá Cesnik e Maria Eugênia Malagodi, é um manual para a busca de patrocínio, passando pelo planejamento do projeto, elaboração, aspectos administrativos e legais e prestação de contas. A publicação apresenta ainda os formulários e documentos para a solicitação de apoio a projetos culturais e publicações do Ministério da Cultura. O prefácio é do ministro Gilberto Gil.

A série Visões da Cultura traz textos e estudos de autores renomados no setor cultural e aborda questões como diversidade, leis de incentivo e instrumentos para o desenvolvimento de projetos neste setor.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional