Coleção traz experiências de sucesso em desenvolvimento comunitário

Por: GIFE| Notícias| 17/01/2005

O Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis) lançou recentemente a Coleção Idis de Investimento Social. São livros que trazem ferramentas para auxiliar empresas, governo e organizações da sociedade civil a desenvolverem projetos sociais que estimulem a participação da comunidade.

Editada pela Global, a coleção foi financiada pela Fundação Interamericana e traz textos produzidos durante a implementação do Programa Doar, que tem como objetivo apoiar e fortalecer organizações comunitárias.

Os três primeiros livros da Coleção Idis de Investimento Social já podem ser encontrados nas principais livrarias do país. Os títulos são Repensando o Investimento Social: A Importância do Protagonismo Comunitário e Desenvolvimento Comunitário Baseado em Talentos e Recursos – ABCD, ambos de Lycia Tramujas Vasconcellos Neumann e Rogério Arns Neumann, e Redes de Desenvolvimento Comunitário: Iniciativas para a Transformação Social, de Célia Regina Belizia Schlithler.

No primeiro, são abordados os conceitos e abordagens sobre desenvolvimento comunitário e os diferentes papéis da comunidade e das instituições nesse processo. No segundo volume, os autores ressaltam a importância da organização das comunidades para a promoção do desenvolvimento social e econômico local, apresentando princípios e instrumentos para a realização de diagnósticos.

Já o terceiro título trata das redes sociais, fornecendo insumos para a formação de facilitadores, orientações sobre planejamento, gestão, sustentabilidade, comunicação e avaliação das ações.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional