Com apoio do Fundo BIS, Liga Social lança Guia de Indicadores da Vitrine de ONGs

Criado pelo Movimento por uma Cultura de Doação e coordenado pelo Instituto Liga Social com apoio do Fundo BIS, o Guia de Indicadores da Vitrine de ONGs para o Terceiro Setor pode ser utilizado para autoavaliação interna das organizações da sociedade civil (OSCs) e por investidores sociais interessados em avaliar a evolução dos projetos que apoiam.

A publicação disponibiliza 450 indicadores com o objetivo de desmistificar a ideia de que usar ferramentas para avaliação de organizações sociais é algo complexo e inacessível. 

Os indicadores estão distribuídos em  oito áreas temáticas prioritárias: Trabalho e Renda, Educação, Esportes, Fortalecimento Institucional, Desenvolvimento Territorial, Cultura e Arte, Defesa de Direitos e Saúde. Cada indicador pode ser avaliado de acordo com três critérios: relevância, facilidade de compreensão e possibilidade de ser coletado com precisão e regularidade.

Segundo a plataforma, doadores e investidores costumam escolher  organizações já apoiadas por outros grantmakers, concentrando os investimentos em apenas algumas instituições. Assim, um dos objetivos do Guia é ‘furar a bolha’ e promover o uso da comunicação a fim de ampliar a credibilidade e transparência do trabalho das OSCs, principalmente de pequeno porte.

 

Apoio institucional