Com doação regulares, voluntários da BRF ajudam a manter estoques dos bancos de sangue

Por: Instituto BRF| Notícias| 21/02/2022
Foto de um homem deitado em uma cadeira enquanto está doando sangue. Ele segura uma placa com o texto #SouDoadorBRF Unidade Toledo.

As doações de sangue estão entre as mais frequentes e importantes ações dos colaboradores que atuam nas unidades da BRF em todos o País. Mesmo nos momentos em que mais caem os estoques nos Bancos de Sangue, como nos meses de verão e em diversos períodos da pandemia, os participantes seguem com esta iniciativa que pode salvar muitas vidas. A Companhia, com apoio do Instituto BRF, estimula constantemente o voluntariado e a doação de sangue recebem cada vez mais adesões.

Em Marau, no Rio Grande do Sul, as doações envolvem mensalmente ao menos 20 colaboradores e, em janeiro, foi realizada uma nova ação no último dia 27. Pelo envolvimento mensal dos voluntários da unidade, a BRF foi a empresa que mais teve representatividade em número de doadores ao Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso) em 2021 e recebeu, do Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo, o certificado de Parceiro Amigo da instituição. O Hemopasso, que atende 47 hospitais da região, contou com o apoio de 199 pessoas da unidade local que, no ano passado, foram assíduos doadores, reforçando os estoques da instituição.

“Perdemos doadores em função do trabalho, porque muitas empresas descontam esse dia do funcionário se for mais de uma vez no ano. É importante que as companhias estimulem e permitam que os voluntários possam vir até aqui mais vezes. A BRF e seus colaboradores são exemplos para as demais”, diz Alexandra Mazzoca, coordenadora de captação de doadores do Hemopasso.

Em meio à pandemia, a unidade apoiou a instituição, apenas reduzindo o número de pessoas por vez, para seguir regras de segurança sanitária no transporte até Passo Fundo. Cada grupo, que antes alcançava até 40 doadores, passou a ter entre 15 e 20, o que ajudou o Hemopasso a seguir atendendo pacientes de 150 municípios da região.

Já em Santa Catarina, os times das unidades da BRF em Campos Novos, Capinzal, Catanduvas (fábrica de rações), Herval d`Oeste e Videira realizaram 473 doações de sangue no Hemosc de Joaçaba, no Meio-Oeste do estado, ao longo de 2021. O número representa 5,7% do total de 8.263 pessoas que fizeram doação.

Ainda em janeiro, nove pessoas que trabalham na planta de Capinzal estiveram no Hemosc para a primeira doação de 2022. “As doações de sangue das unidades do Meio-Oeste de SC são muito importantes para manter os estoques de sangue em excelentes níveis ao longo do ano no Hemosc de Joaçaba”, destaca Janaína Tedesco, responsável pelo setor de captação de doadores.

A unidade da BRF em Toledo, no Oeste do Paraná, organiza mensalmente uma data para doação coletiva de sangue. A coordenação do grupo de voluntários faz contato com o Hemocentro do município e escolhe uma data para o agendamento das doações. No ano de 2021, em média, cerca de 20 colaboradores foram todos os meses fazer a doação ao Hemocentro do município.

Associados

Instituto BRF

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional