Com tema voltado à desigualdade social, FALM marca presença no 12º Congresso GIFE

Por: Fundação André e Lucia Maggi| Notícias| 18/04/2023

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) e integrantes da Rede de Investidores Sociais (RIS) de diversos estados participam, entre os dias 12 e do 14 de abril, do Congresso GIFE 2023, com o tema “Desafiando Estruturas de Desigualdades”. O evento acontece no Memorial da América Latina, na cidade de São Paulo e trata-se do maior encontro sobre Investimento Social e Filantropia no Brasil, reunindo as principais lideranças do setor, dirigentes de organizações da sociedade civil, acadêmicos, consultores e representantes do poder público.

Criado em 1989, o GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) é uma associação de investidores sociais privados do Brasil e é considerado uma referência nacional na temática. Nesta 12ª edição, o congresso propõe debates sobre as desigualdades que impedem parte da população – negros, pessoas LGBTQIAP+, povos indígenas, comunidades tradicionais entre outros – de acessar direitos fundamentais garantidos pela Constituição Federal. O evento abordará ainda temas como equidade racial e de gênero, segurança alimentar e justiça climática.

FALM e Redes de Investidores Sociais no 12º Congresso GIFE

Além de marcar presença no evento, a FALM compõe a coordenação da RIS-MT e contribuiu para mobilizar integrantes da rede mato-grossense e de regiões como Nordeste, Distrito Federal, Paraná e interior paulista a participarem do 12º Congresso GIFE.

Com isso, participam do evento as instituições Bom Futuro, Instituto SLC, Instituto de Música Jacques Klein, Phomenta, Fundação Demócrito Rocha, Fundação Grupo Boticário, Instituto Sabin, Fundação FEAC e Global Communities. Essa mobilização faz parte de uma das ações previstas no planejamento estratégico da RIS-MT de 2023.

Lançamento Plataforma Conjunta

O 12º Congresso GIFE também será uma oportunidade para o lançamento da Plataforma Conjunta, no dia 13 de abril, às 18h. Fruto da parceria entre Instituto ACP, Instituto humanize e GIFE e conta com a colaboração de 25 organizações do terceiro setor, a iniciativa colaborativa é focada em disseminar conhecimento, ferramentas, boas práticas de gestão, formações, construção de redes e oportunidades de acesso a recursos que fortaleçam a missão social das organizações da sociedade civil (OSCs).

Seu objetivo principal é promover o desenvolvimento e o fortalecimento institucional de organizações da sociedade civil para potencializar sua atuação. A plataforma ainda busca estimular a ação colaborativa e soluções para o setor. Qualquer usuário da plataforma pode indicar conteúdos, consultorias e iniciativas para organizações da sociedade civil desde que estejam em conformidade com a Política Editorial do site. Mais informações: https://conjunta.org/a-iniciativa/

Sobre o Congresso GIFE

Realizado bienalmente desde o ano 2000, o Congresso GIFE chega a sua 12ª edição, com o apoio de instituições como a Vale, Fundação Arcelor Mittal, Porticus e Fundação Ford. Ao longo desses 20 anos, reuniu mais de 6.700 pessoas de todos os cantos do Brasil e de fora do país. Além disso, mais de 780 palestrantes já passaram pelo evento, contribuindo com debates e diálogos enriquecedores e criando caminhos para as contribuições do ISP para formação de novas agendas e convergências. Confira a programação completa: https://congressogife.org.br/2023/

Sobre a FALM

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica e responsável pela gestão do Investimento Social Privado da AMAGGI. Criada em 1997, a FALM contribui para o desenvolvimento local de pessoas e comunidades, por meio de ações focadas em temas centrais, como agricultura familiar, qualificação profissional e empregabilidade, empreendedorismo e fortalecimento de organizações sociais.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional