Combate à fome, a violências e apoio a negócios de impacto social marcam atuação da FEAC em 2022

Por: Fundação FEAC| Notícias| 21/12/2022

Para a Fundação FEAC, 2022 foi tempo de potencializar a sua mobilização em rede, em parceria com organizações da sociedade civil presentes nos territórios mais vulneráveis de Campinas

O ano de 2022 foi um período de retomada gradual dos trabalhos presenciais, de balanços das populações mais impactadas pela pandemia e de ação, no sentido de melhorar a qualidade de vida destas pessoas. Para a Fundação FEAC, foi tempo de potencializar a sua mobilização em rede, em parceria com organizações da sociedade civil presentes nos territórios mais vulneráveis de Campinas.

Guiada por suas três dimensões de trabalho, que são empoderar pessoas, potencializar territórios e impulsionar organizações, a FEAC qualificou sua atuação para enfrentar os enormes desafios socioeconômicos, marcados por um aumento na insegurança alimentar. Buscou parcerias com a sociedade campineira, arrecadou doações e apoiou financeiramente projetos sociais desenvolvidos junto a OSC parceiras.

Entre as principais campanhas e projetos executados em 2022, as ações da FEAC se voltaram, majoritariamente, para o combate à fome, à discriminação por raça ou gênero, ao enfrentamento às violências contra a mulher, crianças e idosos, à garantia de direitos e inclusão a pessoas com deficiência e mitigar déficits de aprendizado na educação, agravados pelo período de isolamento social.

Campanha Mobiliza Campinas promove sua terceira edição

Mobiliza Campinas foi a campanha mais longa e de maior envergadura e visibilidade do ano. A Fundação FEAC, em parceria com mais de 100 OSC de Campinas, lançou em fevereiro a terceira edição da iniciativa criada no início da pandemia para garantir alimentação às famílias em situação de extrema vulnerabilidade social no município.

A campanha está inserida na dimensão Potencializar territórios, da FEAC. Até outubro, 1.387 famílias receberam cartões-alimentação com três parcelas de R$ 150. Cerca de 5,5 mil pessoas foram beneficiadas e o total arrecadado em 2022 foi de R$ 608,6 mil.

Abaixo, o perfil da população atendida:

Perfil população atendida Mobiliza Campinas

Confira alguns destaques de 2022 nas três dimensões de trabalho

Empoderar pessoas

Para assegurar os direitos da primeira infância e adolescência, prioridade número 1 da FEAC, a instituição selou parceria com a Prefeitura de Campinas e promoveu campanhas educativas de informação e conscientização sobre o sistema de garantias, que inclui a defesa da implementação da lei da escuta protegida a crianças e adolescentes nos municípios.

Liderou campanhas pelo fim da violência contra a mulher (Não me calo), de combate ao abuso sexual a crianças e adolescentes (18 de maio), em defesa das diferentes juventudes, contra o preconceito por idade ou ageísmo (EnvelhEssência), o racismo e a discriminação a pessoas com deficiência nos espaços urbanos e no mercado de trabalho (21 de setembro).

Também apoiou ações coordenadas na educação para superar déficit de aprendizado deixado pela pandemia e testemunhou o projeto Novo Olhar ser adotado como política pública no município paulista de Rio das Pedras.

Em relação aos direitos das pessoas com deficiência, a FEAC apoiou financeiramente projetos importantes para avançar na inclusão social, assegurar direitos e promover autonomia desta população. Pelo menos dez projetos estão em andamento neste ano.

Potencializar territórios

Ao lado de parceiros, como o Sebrae, a Fundação FEAC também investiu no empreendedorismo nos territórios mais vulneráveis como forma de inclusão social e ampliou seu principal projeto na área, o Empreende Campinas. Também participou de outras iniciativas para apoiar pequenos empreendedores do município, como a Coalizão pelo Impacto, ação nacional que busca incentivar e fortalecer os negócios de impacto social no país.

Impulsionando organizações

Neste ano, o Via Conexão concluiu a sua quarta edição em parceria com Azul Linhas Aéreas e outras sete OSC de Campinas. O programa oferece mentoria voluntária para jovens em situação de vulnerabilidade social com profissionais de diversas áreas e diferentes experiências. Em 2022, 84 jovens concluíram a mentoria e uma parcela deles foi contratada pela Azul.

Assista ao vídeo da retrospectiva do ano no fim da matéria.

Tecnologia social

A FEAC acredita que a ação paliativa e o atendimento assistencial são necessários, mas é igualmente importante avançar em projetos que modifiquem a vida e promovam autonomia a quem vive em situação de vulnerabilidade social.

O superintendente socioeducativo da FEAC, Jair Resende, conta que, nos últimos anos, o trabalho da FEAC tem estreitado o seu relacionamento com a Prefeitura de Campinas e outros agentes públicos. “Neste ano, tivemos projetos com esse foco que atuaram tanto em pesquisas/mapeamento para formulação de políticas quanto em planejamento, capacitação e fortalecimento de ações”, explica.

Para isso, a FEAC investiu na implantação do Núcleo de Inteligência Social (NIS) e no aperfeiçoamento do Sistema de Gestão de Programas e Projetos, que passou a amparar todo o trabalho da entidade e das OSC parceiras desde o início de 2022, já que é fundamental ter dados e evidências para otimizar o investimento e garantir bons resultados.

As avaliações decorrentes dessa análise minuciosa indicaram caminhos e ajustes que foram aprofundados em reuniões de planejamento neste semestre. A equipe FEAC conclui o ano remodelando e aperfeiçoando sua estrutura de trabalho e a nova configuração que nasce desta imersão, lançada oficialmente neste mês de dezembro, começa a vigorar em janeiro de 2023 (Saiba mais aqui).

Adeus a Darcy Paz de Pádua

Neste ano, a Fundação FEAC perdeu o seu conselheiro fundador Darcy Paz de Pádua, 99 anos, verdadeiro coração da FEAC. Ele deixa como legado o seu profundo altruísmo e comprometimento com as causas sociais, atributos que deverão guiar e inspirar a todos e todas na reconstrução de uma sociedade mais justa.

Por Natália Rangel

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional