Começa nesta semana o maior encontro do terceiro setor ibero-americano

Por: GIFE| Notícias| 10/05/2004

Começa no próximo domingo (16/5) o 7º Encontro Ibero-Americano do Terceiro Setor, um dos maiores eventos sobre terceiro setor do mundo. Organizada pelo GIFE, esta edição acontece no Hotel Transamérica, em São Paulo, até o dia 19 de maio.

O tema central é “”A Cidadania e suas Múltiplas Dimensões””. Três destas dimensões serão especialmente tratadas nas conferências, mesas de debates e apresentações de experiências: a política, a social e a econômica. Para isso, foram convidados importantes nomes ligados a organizações sociais, ao governo e a instituições de pesquisas nacionais e internacionais.

Será um espaço de encontro, reflexão e disseminação de conhecimento sobre o terceiro setor entre empresas, institutos e fundações empresariais, ONGs, órgãos governamentais, pesquisadores e profissionais envolvidos e interessados no tema.

Além da temática central, os trabalhos também serão norteados pela atuação do terceiro setor como referência e pela busca de alternativas na solução da desigualdade social na Ibero-América.

Entre os objetivos principais do evento estão o estímulo à reflexão sobre o tema cidadania e os impactos da democracia para o desenvolvimento sustentável nos países ibéricos e latino-americanos, a troca de conhecimento sobre alianças e parcerias e a consolidação do intercâmbio de experiências como marca dos Encontros.

Histórico – O Encontro Ibero-Americano do Terceiro Setor acontece a cada dois anos, reunindo especialistas e profissionais da área para avaliar a evolução e os desafios do setor e promover o intercâmbio entre os países da região. A idéia é estimular a discussão do cenário social e o fortalecimento das ações das organizações da sociedade civil.

O primeiro encontro aconteceu em 1992, dois anos após a formação do Movimento Ibero-Americano do Terceiro Setor, criado por um grupo de lideranças da Espanha, Brasil, Colômbia, Argentina e do México, com o objetivo de fortalecer a sociedade civil nos países ibéricos e latino-americanos.

Desde então, já foram temas dos encontros: o mundo fundacional e seus aspectos legais, a filantropia e suas relações institucionais e econômicas, o fortalecimento do terceiro setor, o contrato social e o papel do terceiro setor, e as relações do terceiro setor com o Estado e com o mercado.

Espanha, México, Argentina e Colômbia já sediaram o evento. Esta é a segunda vez que o Brasil recebe o movimento, sendo também o segundo Encontro organizado pelo GIFE. Neste ano, o país foi escolhido por ser visto como uma referência em organização da sociedade civil na América Latina.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional