Como famílias de alto patrimônio estão investindo e doando? Confira em nova pesquisa da Sitawi
Por: Sitawi| Notícias| 17/06/2024A recente pesquisa conduzida pela Sitawi Finanças do Bem, “Famílias de Alto Patrimônio no Brasil – Investimento de Impacto e Filantropia”, traz à luz práticas e tendências entre famílias de alto patrimônio e seus Family Offices. O estudo é pioneiro e oferece uma visão abrangente sobre como essas famílias estão alocando seus recursos, não apenas visando retorno financeiro, mas também impactando positivamente a sociedade e o meio ambiente.
A pesquisa foi realizada em 2023 e contou com Single e Multi Family Offices — serviços privados de consultoria em gerenciamento de patrimônio para clientes, assessores/conselheiros de investimentos e com próprios membros das famílias. Para obter os resultados, foram entrevistados 28 representantes de famílias de alto patrimônio, os dados resultantes da pesquisa são baseados na visão e na experiência de pessoas que compõem o público-alvo do material.
Descobertas e insights
Algumas informações interessantes sobre a alocação de recursos financeiros para impacto socioambiental pelas famílias de alto patrimônio estão associadas à progressiva transição dos investimentos — cada vez mais alinhados com valores de ESG. Um dos dados que comprova esta tendência é a intenção de alterar a alocação de recursos nos próximos 3 anos, confirmada pela maioria dos respondentes.
As principais motivações para essa mudança incluem a responsabilidade social e ambiental e a preocupação com o legado familiar. A expectativa de retornos financeiros em linha com o mercado também é um fator significativo, com muitos respondentes acreditando ser possível obter retornos competitivos enquanto se gera impacto positivo.
Os desafios de se contribuir para o impacto
Apesar das boas intenções, as famílias de alto padrão ainda encontram dificuldades em investir com impacto. Entre os motivos citados estão a dificuldade de avaliar o real impacto do investimento, as oportunidades com retorno compatível com as diretrizes de investimento e a falta de conhecimento sobre esse tipo de investimento.
Já no campo da Filantropia, as dificuldades declaradas são a falta de tempo, oportunidades e conhecimento. Esses dados demonstram que ainda existem lacunas a serem preenchidas nas atividades filantrópicas, que motivem grandes filantropos a contribuírem.
Esta pesquisa da Sitawi Finanças do Bem não apenas ilumina as práticas atuais, mas também aponta caminhos para um futuro onde os investimentos de alto patrimônio no Brasil possam desempenhar um papel crucial na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. O desafio agora é transformar as intenções em ações concretas, acelerando a transição para práticas de investimento e filantropia que priorizem o impacto positivo.
Quer saber mais sobre doação e investimento entre as famílias de alto patrimônio?