Como o alicerce está alinhado com as ODS

Por: Alicerce Educacional| Notícias| 01/08/2022

Os ODS são resultado de um acúmulo de experiências, debates e negociações globais.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um conjunto de ações com o objetivo de acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.

Conheça quais são eles abaixo:

Sobre a adesão do Alicerce no Pacto Global da ONU: quais são ações de sustentabilidade desenvolvidas pelo Alicerce que estão alinhadas aos ODS?

Desde sua fundação, o Alicerce busca operar de acordo com as melhores práticas sustentáveis, uma vez que estamos em constante evolução. Para tanto, como signatários, estamos alinhando nossas operações e estratégias aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU.

ODS 1 – Erradicação da pobreza e ODS 4 – Educação de qualidade

A grande missão do Alicerce sempre foi a de reduzir a desigualdade educacional no Brasil e ter alto impacto no déficit e oportunidades brasileiras, ajudando a elevar o nível de capital humano do país.
Por meio de uma metodologia própria, crianças, jovens e adultos que por vezes encontram-se na base da pirâmide econômica, têm acesso a educação de qualidade e oportunidade de desenvolvimento através da criação de um projeto de vida. Portanto os benefícios de nossos serviços e produtos geram um impacto positivo na vida de nossos estudantes, uma vez que possibilitam que através da educação os mesmos saiam de uma situação de pobreza ou pobreza extrema.

ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

No que diz respeito ao desenvolvimento de uma empresa eficaz, responsável e transparente foram construídas e estão em constante aplicação políticas, como as Práticas de Combate à Corrupção, Sistemas de Gestão Ambiental e Código de Ética e Conduta entre outras documentações alinhadas às práticas ESG.

ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico

Os jovens colaboradores passam por uma formação para que possam conhecer o Alicerce e suas práticas, e a partir desse processo, recebem um Manual de Onboarding com as diretrizes e recomendações para boas práticas de trabalho. Além disso, terão acesso a capacitações oferecidas pela Universidade LiderA, para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

ODS 5 – Igualdade de gênero e ODS 10 – Redução das desigualdades

No Manual e Onboarding citado acima, o colaborador poderá encontrar informações sobre grupos internos, como o IPILÊ e o PAJUBÁ, que são redes de apoio ligados a identidades raciais e debates LGBT centrados, respectivamente. Além disso, dentro do Alicerce contamos com comitês e conselhos internos, tais como o Comitê de Raça e o Conselho B2B. As pautas que ocorrem por meio desses comitês, grupos e conselhos garantem a igualdade de oportunidades entre os colaboradores.

Segue abaixo os 10 princípios do Pacto Global da ONU:

DIREITOS HUMANOS

1. As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.
2. Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

TRABALHO

3. As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva
4. A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.
5. A abolição efetiva do trabalho infantil.
6. Eliminar a discriminação no emprego.

MEIO AMBIENTE

7.As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.
8. Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.
9. Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

ANTICORRUPÇÃO

10. As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional