Compromisso quer pacto nacional pela educação

Por: GIFE| Notícias| 04/09/2006

Rodrigo Zavala

Na próxima quarta-feira, dia 06 de setembro, a aliança nacional intersetorial Compromisso Todos pela Educação será lançada no Museu do Ipiranga, em São Paulo, com o objetivo de melhorar a educação brasileira em três eixos: acesso, permanência e sucesso escolar.

A iniciativa trabalha com projetos e metas definidas, que serão acompanhadas ano a ano, até 2022. A idéia dos organizadores é que se torne um grande projeto de nação, com base em sua abrangência nacional e em uma ampla participação da sociedade – que poderá dar sua contribuição no acompanhamento e na construção de propostas pedagógicas criativas.

Na prática, significa mobilizar, orientar e estimular permanentemente pais, educadores, líderes comunitários, conselhos tutelares, promotores públicos e empresários, entre outros para que eles saibam o que é uma educação de qualidade e passem a cobrar uma oferta adequada nas escolas de suas comunidades.

Segundo Ana Maria Diniz, presidente do Instituto Pão de Açúcar, o que diferencia o Compromisso das últimas iniciativas pela educação realizadas no país está no fato de não se tratar de um projeto específico de uma organização. “”Trabalhamos com a idéia de um pacto nacional, que seguirá cinco metas definidas. Nesse sentido, toda a população poderá participar, pressionando a administração pública””, explica.

As metas citadas por Ana serão divulgadas apenas no lançamento, dia 06, a partir das 11h30. Mesmo assim, ela adianta que elas se basearão nos três eixos centrais: acesso, permanência e sucesso escolar.

Contribuição – Em vez de intervir diretamente na escola ou junto às autoridades educacionais, o Todos Pela Educação pretende qualificar a demanda por uma educação de qualidade. Segundo Antonio Matias, vice-presidente da Fundação Itaú Social, esse é um dos grandes diferenciais da iniciativa.

“”Não é possível um país ser tão competitivo no futebol, em que existe uma verdadeira catarse coletiva, e não se importar com o que o filho aprende. Nesse sentido, o Compromisso poderá criar instrumentos para exigir essa qualidade””, acredita Matias.

Nesse sentido, o Compromisso fará ações de comunicação popular, atuará em parceria com veículos de comunicação e manterá um portal na Internet, no qual terá um observatório para acompanhar o cumprimento das metas nacionais que serão propostas.

Outra função do portal da iniciativa é que reúna informações para o estímulo à participação de associações classistas, empresas, entidades religiosas, organizações de terceiro setor, sindicatos e indivíduos.

Segundo a organização, associações classistas poderão se comprometer a divulgar as metas do Compromisso junto aos seus associados e a usar o seu poder de persuasão para cobrar, em suas cidades, uma educação de qualidade. “”Os meios de comunicação poderão abrir espaços para as campanhas de informação a serem realizadas””, diz Matias.

Enquanto isso, utilizando material criado pela equipe técnica do compromisso, entidades religiosas, organizações de terceiro setor, sindicatos e movimentos sociais poderão ajudar a informar mães e pais sobre como eles podem acompanhar, avaliar e cobrar uma educação de qualidade.

Por fim, atletas e celebridades poderão abordar, em suas entrevistas e aparições públicas, os objetivos do compromisso ou mesmo informar pais, mães e educadores sobre a importância da educação de qualidade e como avaliá-la no dia-a-dia. Jornalistas, especialistas e intelectuais poderão escrever artigos e falar publicamente sobre o tema Educação de qualidade. “”Esses são apenas alguns exemplos. Por meio do observatório, podemos criar redes para que cada um traga sua idéia””, acredita Ana Maria Diniz.

Leia Também:
Conheça o site da iniciativa

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional