COMUNICAÇÃO- Uso de jargões pode causar incompreensão sobre setor social

Por: GIFE| Notícias| 03/09/2012

Mensagens simples podem ser mais eficazes no setor

Pode paracer uma obviedade dizer que é necessário ser claro em uma mensagem. No entanto, quando se trata do setor sem fins lucrativos, o uso de expressões, jargões e conceitos (estes muitas vezes sem qualquer consenso) afastam a mensagem do público final, que não está acostumado com uma linguagem mais rebuscada.

Nesse cenário, o diretor presidente da revista Ideia Sustentável, Ricardo Voltolini, defende que é fundamental que a organização se comunique diretamente e que a comunicação serve para atrair as pessoas à sua causa. “Há uma linguagem muito indireta, repleta de siglas que definitivamente não ajudam. É um vício de quem está neste ambiente, porque acham que estarão mais explícitos em relação ao código do setor.”, declara Voltolini.

Segundo ele, a linguagem muito fechada mais atrapalha do que ajuda. Pessoas que não podem decifrar o significado real da mensangem tendem a tirar suas próprias inferências sobre ela. Se ela é clara, com certeza ajudará de forma positiva. O simples, na maioria das vezes, é efetivo e estratégico. A lógica é: quanto mais clara a escrita, mais fácil será entendida e assim mais chances a causa tem de ser abraçada.

Isso vale não só para a mensagem ao doador final. O profissional da sustentabilidade tem que ter uma comunicação versátil. “O presidente de uma organização deve entender porque investir em projetos sociais, o financeiro desta organização também”, explica a consultora da FCM Consultoria, Flávia Moraes.

O modelo ideal chegaria ao ponto de os processos internos poderiam ser direcionados à imprensa sem perda de conteúdo, os relatórios dos investidores sociais poderiam ser simplesmente analisados que poderiam ser colocados nos blogs das organizações, sem passar por uma edição apenas porque certos “conceitos” não são compreendidos por todos os públicos. A sustentabilidade deve ser entendida por todos. Daí, mensagens simples e claras é o caminho.

O assunto foi tema de um artigo escrito por Eric Newton para The Chronicle of Philanthropy, um dos maiores jornais do Mundo voltados à filantropia, com sede em Washington, D.C.- Estados Unidos. (leia o artigo aqui)

De forma direta, diz que a comunicação complexa não resulta em inteligência da organização. Muito pelo contrário. Se sua comunicação é simples e atinge com eficiência o público desejado e significa que sua organização é eficaz. Afinal, jargões do terceiro setor não faz efeito na multiplicidade comunicacional de públicos.

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