Comunicadores discutem desafios e oportunidades para a comunicação da área social
Por: GIFE| Notícias| 03/09/2007Tatiana Vieira
O Workshop GIFE de Comunicação em Salvador reuniu 64 comunicadores em Salvador (BA) no último dia 30. Entre eles estavam editores de jornal, rádio e TV; coordenadores de comunicação e assessores de imprensa de empresas, organizações governamentais e não-governamentais; profissionais que trabalham em agências de comunicação e estudantes de pós-graduação.
O objetivo do workshop é contribuir para a qualificação da comunicação na área social. “”Criamos um ambiente de aproximação e alinhamento entre os comunicadores das organizações associadas ao GIFE; de outras organizações não-governamentais e a imprensa, para ajudar a identificar os pontos de conflito e apontar caminhos para minimizá-los, além de subsidiar esses profissionais com informações e ferramentas que os ajudem a potencializar a produção de informação de qualidade””, explica o secretário-geral do GIFE, Fernando Rossetti.
Na agenda do dia foram debatidos temas como uma comunicação de qualidade na área social; os conceitos e as práticas do terceiro setor, RSE e ISP e dicas para divulgar ações sociais das organizações.
O evento contou com a presença dos jornalistas Fernando Rossetti e Amelia Gonzalez, editora do Caderno Razão Social, do Jornal O Globo. Os participantes discutiram em grupo os desafios e as oportunidades que os comunicadores na mídia e das organizações encontram para uma comunicação de qualidade na área social. Os desafios apontados para a mídia foram de identificar e conhecer as necessidades do público-alvo; profissionais qualificados com formação permanente; vencer as barreiras nos veículos de comunicação e garantir a credibilidade. Já as oportunidades apontavam para o factual estimulando a reflexão; a promoção e o acompanhamento de uma agenda e calendário social e a diversidade de ações na área social.
Para os comunicadores nas organizações, os desafios foram a qualificação dos gestores para lidar com a imprensa; mobilizar e sensibilizar para a cobertura; ter criatividade e mobilizar recursos para a comunicação. As oportunidades foram de agregar questões sociais a temas da atualidade; divulgar as ações como forma de motivar outras instituições; abertura de espaços na mídia e interesse do leitor pelo tema.
O evento foi co-realizado pela Fundação Odebrecht e teve o apoio da Fundação Avina, Fundação José Silveira, Fundação Clemente Mariani e Faculdades Jorge Amado.
O encontro foi preparatório ao 5º Congresso GIFE sobre Investimento Social Privado que será realizado de 2 a 4 de abril de 2008, em Salvador, e reunirá empresários, especialistas no terceiro setor, líderes sociais, pesquisadores e jornalistas para discutirem experiências locais e transformações globais no campo social.