Comunidade virtual dissemina soluções para a construção de cidades inteligentes

Por: GIFE| Notícias| 01/02/2016

A Agência da ONU acaba de colocar no ar uma comunidade virtual dedicada à construção de cidades inteligentes sustentáveis. A proposta é disseminar soluções já aplicadas às cidades e incentivar o debate sobre inovações para a implementação de sistemas mais integrados e eficientes.

A iniciativa faz parte das ações preparatórias para o primeiro Fórum de Cidades Inteligentes do Mundo, organizado pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), em parceria a União Internacional de Telecomunicações (UIT) e a Organização Mundial para Padronização (ISO), que será realizado em Singapura em 13 de julho, junto com a Cúpula Mundial das Cidades e a Semana Internacional da Água.

A proposta da comunidade será promover discussões para ajudar as lideranças dos países a pensar em propostas de ações em quatro áreas: Mobilidade, Água, Energia e Segurança Cibernética e privacidade. Todas as contribuições realizadas pelos membros da comunidade irão influenciar a elaboração do programa final do Fórum.

Entre as motivações para a criação do espaço virtual está o fato de que as cidades precisam melhorar a eficiência de suas operações e uso de seus recursos para que seja possível  suprir os serviços básicos para seus habitantes, mantendo a sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Segundo os organizadores, isso só será possível ao interconectar sistemas individuais de água, energia, transporte, saneamento, entre outros. Por isso, a comunidade irá explorar como essa interligação pode ser realizada e apontar ferramentas que já estão disponíveis para ajudar as cidades a alcançar seus objetivos mais rápido, de forma mais eficiente e com melhores resultados.

A plataforma pode ser acessada aqui.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional