Concurso apóia pesquisa sobre educação e relações étnico-raciais

Por: GIFE| Notícias| 25/04/2005

Vai até 9 de maio o prazo para inscrição no 4º Concurso de Dotações de Pesquisa Negro e Educação, promovido pela Ação Educativa e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), com o apoio da Fundação Ford. O objetivo é contribuir para a identificação e o fomento de iniciativas individuais de investigação, bem como incentivar e consolidar grupos de pesquisa no campo dos estudos sobre o negro e a educação.

Com isso, busca-se incentivar a ampliação e o aprofundamento dos conhecimentos já produzidos sobre a realidade e a história das relações étnico-raciais no Brasil; promover condições para a criação e o desenvolvimento de múltiplas perspectivas teóricas, metodológicas e práticas de análise sobre o tema; estimular e apoiar a produção de conhecimentos para subsidiar a formulação de políticas públicas; contribuir com o trabalho de organizações e movimentos sociais comprometidos com a temática da educação e de outras áreas nas relações étnico-raciais.

A seleção dos trabalhos será feita por uma comissão de acompanhamento e avaliação, formada por pesquisadores de reconhecida experiência, tomando como base critérios de distribuição regional, diversidade étnico-racial e de gênero. Também são consideradas a consistência teórica e metodológica dos projetos, sua relevância acadêmica e social, viabilidade de execução, criatividade e originalidade.

Serão selecionados até 20 novos projetos de pesquisa de profissionais graduados, mestres e doutorandos, que receberão R$ 15 mil para desenvolvê-los em até 16 meses.

O formulário de inscrição está disponível nos sites www.acaoeducativa.org e www.anped.org.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional