Concurso leva tecnologia social a escolas públicas

Por: GIFE| Notícias| 25/08/2008

A Fundação Banco do Brasil vai levar, em parceria com a revista Fórum, cinco professores brasileiros ao Fórum Social Mundial 2009, programado para Belém, entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro do próximo ano. A viagem será o prêmio do “”Concurso Revista Fórum e Fundação Banco do Brasil – Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais””, dirigido a professores do ensino fundamental do sistema público de ensino (federal, estadual ou municipal) ou de um espaço não formal de educação.

A proposta do prêmio, que recebe inscrições até 31 de outubro, é fomentar a discussão entre professores e estudantes a respeito de ações que utilizam tecnologias sociais em projetos de desenvolvimento local.

Depois de inscrito, o professor passa pela certificação. Nesta segunda fase, o participante cadastra, na página eletrônica do concurso (www.revistaforum.com.br/ts) uma proposta de atividades para discutir tecnologia social no ambiente escolar. O texto deve responder como apresentar o conceito de tecnologia social na escola e como envolver a comunidade escolar e a localidade no tema.

Cada participante receberá, por mensagem eletrônica, material explicativo a respeito de tecnologias sociais, relatos de experiências apoiadas pela Fundação Banco do Brasil, indicações de livros e de páginas da internet onde buscar mais informações a respeito. E, ainda, uma assinatura, até fevereiro de 2009, da revista Fórum.

Critérios – No dia 11 de novembro, o comitê de avaliação divulgará os nomes de 50 finalistas, sendo dez professores de cada região do Brasil. Os critérios de avaliação são os seguintes: clareza a respeito do conceito de tecnologias sociais; possibilidade de execução; reaplicabilidade em outras escolas; envolvimento da comunidade escolar e de fora da instituição; capacidade de fomento de interesse nos estudantes e de futuras ações de difusão das tecnologias sociais na escola; e integração entre disciplinas escolares.

Os candidatos selecionados nesta fase terão até 28 de novembro para enviar um projeto que tenha como base as idéias apresentadas no texto inicial.

A comissão julgadora do concurso elegerá cinco vencedores, um de cada região do país, cujos nomes serão revelados no dia 10 de dezembro, na página do concurso na internet. Além da participação no Fórum Social Mundial, o professor comandará, em Belém, uma oficina na qual apresentará as atividades de ensinar e aprender tecnologias sociais propostas.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional